Foto: Reprodução/ Pinterest
A marca divulgada pela gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) guarda semelhanças com a que foi adotada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segundo avaliação do designer gráfico Felipe Sabatini, da Folha.
O desenho usado pelo governo brasileiro tem um sol, representado pela bandeira, que nasce ao fundo de uma colina. Obama usou imagem semelhante durante as eleições americanas de 2008.
Desenvolvida pelo designer Sol Sender, da VSA Partners, a identidade visual da campanha do americano ficou mundialmente conhecida como inovadora, ao se apropriar do minimalismo, com o mesmo sol atrás de uma colina, representando a renovação que invadia o discurso político do então candidato.
Na versão de Bolsonaro, o minimalismo é trocado pelo uso exagerado do verde e amarelo, cores que são elementos-chave na comunicação do brasileiro. A fonte Signika, do conjunto de fontes grátis do Google, foi escolhida para a tipografia.
No entanto, o pacote é destinado a projetos de sinalização de espaços e não necessariamente a marcas. No lançamento da marca, o presidente escreveu no Twitter: “A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$1,4 milhões aos cofres públicos”. (Bahia.Ba)
Nenhum comentário:
Postar um comentário