> TABOCAS NOTICIAS : Mais Médicos está ameaçado, diz Drauzio Varella

domingo, 2 de dezembro de 2018

Mais Médicos está ameaçado, diz Drauzio Varella

Morris Kachani, especial para o Estado**São Paulo
Fernando Cavalcanti
O médico e escritor Drauzio Varella

Do dia para a noite, 8.000 cubanos abandonaram suas vagas no Programa Mais Médicos, deixando desassistidas as áreas mais vulneráveis do país. Para o médico Drauzio Varella, um dos mais renomados do Brasil, o Mais Médicos foi "o programa de interiorização de maior alcance e duração" já desenvolvido e agora está ameaçado.

"Acho que o defeito foi ter deixado o programa na mão do governo de Cuba, porque podiam a qualquer momento romper o acordo, como de fato aconteceu", afirma Drauzio.

Na entrevista a seguir, ele diz que o perfil dos médicos formados no Brasil --de classe média alta e predominantemente feminino-- dificulta a fixação do profissional nas regiões do país que mais precisam. "Você acha que essas pessoas de classe média alta vão querer ir para esses lugares? Você tem uma filha, paga caro na faculdade dela, você quer que ela se forme para trabalhar no sertão de Alagoas?"

Qual é sua visão geral sobre o Mais Médicos?
O Mais Médicos foi o programa de interiorização de maior alcance e duração. Nunca um programa alcançou tantas pessoas em território nacional e durou tanto tempo. Acho que o defeito foi ter deixado o programa na mão do governo de Cuba, porque o acordo podia ser rompido a qualquer momento, como aconteceu. E daí você tem mais de 8.000 médicos para substituir. LEIA MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário