Saparman Sodimejo, também conhecido como Mbah Gotho, que afirmou ter nascido em 31 de dezembro de 1870, morreu aos 146 anos em uma aldeia em Java Central, na Indonésia.
Fumante imoderado e casado quatro vezes, ele acreditava que as chaves para a longevidade eram o amor e a paciência. Como seus documentos ainda não foram propriamente verificados, ele não foi considerado oficialmente o homem mais velho do mundo. Contudo, se sua data de nascimento for correta, isso significa que ele nasceu no mesmo ano em que o líder bolchevique Vladimir Lenin, um ano após a abertura do Canal de Suez,sobreviveu às duas guerras mundiais, bem como a sete monarcas britânicos.
Suas notáveis experiências de vida fizeram dele uma importante figura na aldeia no distrito de Seragaen, onde vivia, uma vez que era capaz de narrar casos relacionados às guerras contra o Japão e à colonização holandesa. Quando questionado sobre os segredos de sua longevidade, ele dizia que, embora a paciência fosse algo fundamental, só sobreviveu a tanto tempo porque tinha pessoas que o amavam e cuidavam dele. Leia tudo em http://www.jornalciencia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário