Guilherme Costa*Do UOL, no Rio de Janeiro
Lucas Lima/UOL
Michael Phelps exibe a medalha de ouro nos 200m borboleta
Michael Phelps não era favorito para os 200m borboleta. Mas há tempos fazer o inesperado deixou de ser um problema para o norte-americano. Em uma prova que liderou quase por completo, o atleta mais laureado da história chegou a ser pressionado pelo japonês Masato Sakai, mas bateu na primeira posição, conquistando sua 20ª medalha de ouro olímpica ao completar em 1min55s59, apenas 0s29 à frente do rival.
A conquista faz com que Phelps seja o primeiro nadador a recuperar um título olímpico. Campeão em Atenas-2004 e Pequim-2008, ele havia ficado com a prata em Londres-2012. O tricampeonato veio quatro anos mais tarde.
Em um ciclo olímpico que contou com uma breve aposentadoria, Phelps chegou para a prova com apenas o sexto melhor tempo do ano (1min54s84), alcançado na seletiva americana. Os favoritos para a prova eram os húngaros Laszlo Cseh e Tamas Kenderesi e sul-africano Chad Le Clos, então campeão olímpico da prova. Mas nenhum foi páreo para o norte-americano.
Kederesi ficou com a medalha de bronze, com o tempo de 1min53s62. Os outros dois ficaram ainda mais para trás: Le Clos foi o quarto (1min54s06), enquanto Cseh terminou apenas em sétimo (1min56s24).
A maratona de Michael Phelps
A final dos 200m borboleta se encerrou às 22h25, horário de Brasília. Apenas 1h15 depois, Phelps teria um novo compromisso: a final do revezamento 4x200 livre, com a equipe dos Estados Unidos.
E valia tudo para ficar preparado para a maratona. No pódio para receber a medalha de ouro, o norte-americano em todo instante ficava se alongando para não esfriar para a última decisão da noite.
Quando caiu na água pela segunda vez, o relógio marcava 23h46. Coube a Phelps a responsabilidade de fechar o revezamento dos Estados Unidos. E ele não decepcionou. Com o tempo de 1min45s26, o norte-americano manteve a equipe na primeira colocação e garantiu a medalha de ouro.
A medalha de prata ficou com o Reino Unido (7min03s13), enquanto o bronze foi para o Japão (7min03s50).
Nenhum comentário:
Postar um comentário