> TABOCAS NOTICIAS : Apenas para cumprir cota, partidos preferem candidatas sem chance de se eleger

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Apenas para cumprir cota, partidos preferem candidatas sem chance de se eleger

Pesquisa feita pelo Instituto Patrícia Galvão, organização social sem fins lucrativos voltada à comunicação e aos direitos das mulheres, revela que os partidos políticos brasileiros convidam mulheres para concorrer em eleições apenas para preencher a cota mínima exigida por lei. As informações são da Agência Brasil.

O tema foi debatido nesta semana na capital paulista, no seminário Desafios para a Igualdade de Gênero nas Eleições Municipais de 2016. O estudo foi realizado em 2014 com base em entrevistas com 14 mulheres que concorreram como vereadoras na eleição de 2012. Metade delas conseguiu se eleger.

Segundo a pesquisa, o convite dos partidos é feito com um ou dois meses de antecedência das campanhas políticas, mostrando o baixo interesse dos partidos em formar candidatas com chance real de vitória.

“É preciso se preparar pelo menos um ano antes, tem que preparar estratégia, mostrar a militância. Sou contra decidir ser candidata uma semana antes da convenção, nós temos que desencorajar isso”, disse, na segunda (8), durante o debate, Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão. Leia AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário