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quarta-feira, 29 de julho de 2015

Habilidade para aprender matemática e idiomas é influenciada por genes herdados, diz pesquisa

Uma nova pesquisa sobre a genética da capacidade acadêmica sugere que os mesmos genes são responsáveis ​​por uma incrível gama de aprendizagem. Fonte: Science Alert

"Descobrimos que o sucesso acadêmico em idiomas, matemática, ciências, história e artes foi afetado pelos mesmos genes", disse o pesquisador chefe e geneticista, Robert Plomin, do King’s College London, na Inglaterra. "As pessoas podem pensar que são boas em um assunto e ruins em outro, mas na realidade, a maioria das pessoas são notavelmente consistentes".

Plomin e sua equipe analisaram dados genéticos de 12.500 gêmeos, no Reino Unido, e compararam suas pontuações finais em exames unificados. Metade dos gêmeos eram idênticos, o que significa que eles compartilham 100% do seu DNA, e metade eram fraternos, compartilhando apenas 50% dos genes. Isto permitiu que os pesquisadores pudessem descobrir até que ponto os genes de uma pessoa afetam certos aspectos de sua vida, neste caso específico, o seu desempenho acadêmico.

O desempenho em todas as disciplinas, incluindo idiomas, artes, história, ciências e matemática, foram avaliados, e a equipe descobriu que os conhecimentos deles eram todos altamente hereditários, e as diferenças entre as crianças podem ser explicadas muito mais por seus genes - 54% a 65% - do que os fatores ambientais, tais como o ambiente familiar e escolar, que corresponderam por 14% a 21% das diferenças. Eles também descobriram que a inteligência natural não é suficiente para algumas pessoas se destacarem. Outras características hereditárias, como curiosidade, determinação e memória, desempenham um papel significativo.

"Pela primeira vez, descobrimos que estes efeitos genéticos gerais sobre o desempenho acadêmico se mantiveram iguais quando os efeitos gerais da inteligência foram removidos", disse Kaili Rimfeld, membro do grupo de pesquisa, do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências do King’s College. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports.

Os cientistas ainda pretendem descobrir quais genes estão envolvidos, mas o principal benefício à educação que a pesquisa poderia oferecer, é descobrindo quais os efeitos de fatores ambientais sobre o desempenho acadêmico, e quais características em particular, devem ser fomentadas. Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Estagiar-rs

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