O juiz corregedor da área prisional, Moacyr Pitta Lima Filho, afirmou que a Bahia é o estado que menos prende no Brasil. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (16), o magistrado disse ainda que o número de presos também é pequeno, se relacionar a população do estado ao número de apenados em unidades prisionais. Apesar do dado, Lima Filho reconhece que é preciso construir e ocupar presídios para alocar a população carcerária excedente. “Tem demorado um pouco essa iniciativa.
Nos últimos cinco anos fomos desativando nossas delegacias de polícia através de interdição, e não fomos criando as vagas para poder absorver no sistema, então, na verdade, a gente foi tirando presos da delegacia e colocando no sistema e isso foi criando um excedente nos estabelecimentos prisionais”, explicou.
Segundo Lima Filho, as unidades de Barreiras, Vitória da Conquista, Brumado, Feira de Santana, Irecê e Salvador, que estão prontas para inaugurar, esbarram no modelo de cogestão entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e uma empresa privada, cujo processo de licitação ainda está na Procuradoria do Estado para análise. Ainda não existe uma data para conclusão do processo, de acordo com o juiz corregedor. Foto:TJB
Nenhum comentário:
Postar um comentário