> TABOCAS NOTICIAS : País incentiva jovens e idosos a viverem juntos

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

País incentiva jovens e idosos a viverem juntos

Fotos: AFP / Nicolas Delaunay
A Holanda está dando uma lição de convivência entre jovens e idosos: uma ideia inspiradora!
O país está permitindo que estudantes morem em instituições de longa permanência com pessoas mais velhas, em troca de 30 horas por mês de trabalho dedicado a idosos que vivem lá.
O projeto intergeracional holandês criou a residência Humanitas, que tem motivação social, muito mais do que econômica, porque é uma forma de lutar contra o isolamento social dos idosos no país.

Em troca de 30 horas de trabalho por mês os estudantes podem se alojar gratuitamente em instituições de longa permanência para idosos.

Aprendizado
Os alunos contribuem com o que falta às enfermeiras e o resto da equipe que trabalha.
Tempo: é isso que os estudantes dedicam seu tempo aos velhinhos residentes.

Lá os estudantes se reúnem e propõem atividades em função de seus interesses ou competências. 
Um deles, por exemplo, ensinou a um grupo de idosos a pintar grafite com aerosol. 

Outro dá curso de informática a um senhor de 85 anos que aprendeu a enviar email e navegar na internet, buscar vídeos ou fazer uma página no facebook.

É Jurrien, de 20 anos (foto acima), que mostra a Anton Groot Koerkamp, de 85, como usar um computador na casa de repouso Humanitas em Deventer, no leste da Holanda.

O coordenador das atividades da instituição explica que os estudantes visitam os idosos para "jogar conversa fora", jogar com eles ou acompanhá-los ao shopping, ou ainda fazer compras para aqueles que não têm condições de sair por sua condição de saúde, entre outras atividades.

Os promotores da ideia acreditam que esta é uma boa maneira de combater o isolamento social, além de abrir as portas da casa para o mundo, resolvendo assim vários problemas: a falta de alojamento e recursos dos jovens e a solidão dos idosos.

A diretora de Humanitas, Gea Sijpkes, defende o conceito intergeracional que colocou em andamento há dois anos, assinalando que os idosos participam de forma voluntária das atividades propostas pelos jovens.

Vantagens mútuas
Se os idosos ganham com essa troca relacional e geracional, os estudantes também.
Além da economia com aluguel, longe das habitações pequenas, caras e sem privacidade nenhuma. 

A residência Humanitas, segundo relato deles, "fantástica", porque normalmente têm à sua disposição quartos grandes com banheiro privativo e uso da cozinha. Com informações do CTVNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário