Um composto encontrado no chá verde mata células de câncer na boca, deixando as células saudáveis ilesas.
A descoberta é de cientistas da Penn State University, nos EUA.
Eles esperam que a boa nova leve a novos tratamentos de câncer bucal.
Como
Os pesquisadores investigaram o mecanismo específico pelo qual o composto do chá verde é capaz de atingir as células doentes.
Os primeiros estudos mostraram que a epigalocatequina-3-galato (EGCG), um composto encontrado no chá verde, destruía células cancerosas da boca sem prejudicar as células normais.
Mas os pesquisadores não entendiam as razões.
Agora eles acreditam que a EGCG pode desencadear um processo na mitocôndria - a força motriz de uma célula que produz energia - que leva à morte celular.
Motivo
O Professor Joshua Lambert, especialista em ciência dos alimentos e co-diretor do Centro de Penn State para Vegetais e cogumelos, disse que:
“'Parece que a EGCG provoca a formação de espécies reativas de oxigênio em células cancerosas, o que prejudica a mitocôndria, e as mitocôndrias respondem fazendo mais espécies reativas de oxigênio.
Espécies reativas de oxigênio são moléculas quimicamente reativas que contêm oxigênio.
Eles desempenham um papel importante na sinalização celular e homeostatsis - o controle das condições de temperatura interna, inclusive.
Como este fim mitocondrial continua, a célula cancerosa também reduz a expressão de genes antioxidantes, reduz ainda mais as suas defesas.
"Então, ela desliga o mecanismo de proteção, ao mesmo tempo que o EGCG causa o estresse oxidativo”, acrescentou o Professor Lambert.
Células saudáveis mais fortes
A equipe descobriu que o EGCG aumenta a capacidade de proteção da célula saudável.
Os pesquisadores estudaram as células orais humanos normais, ao lado de células de câncer bucal para determinar como agiu o composto.
Este estudo baseia-se em pesquisas anteriores sobre como o composto afeta o câncer bucal, uma doença que mata mais de 8.000 pessoas por ano nos EUA.
Tratamento menos agressivo
Os cientistas esperam criar tratamentos de câncer que são mais eficazes que os atuais, mas sem os efeitos secundários nocivos.
O Professor Lambert acrescentou que os efeitos colaterais da quimioterapia não se repetem com o chá verde.
O estudo, apoiado pelo Instituto Americano para Pesquisa do Câncer, foi publicado na edição on-line de Nutrição Molecular e Pesquisa de Alimentos. Com informações do Daily Mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário