Foi publicada nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a Portaria 127 que credencia 160 Municípios em 18 Estados a receberem incentivos referentes aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os recursos orçamentários serão de responsabilidade do orçamento do Ministério da Saúde (MS).
OS NASFs foram criados em 2008 para ampliar as ações da atenção básica, com foco na estratégia de saúde da família. Eles são classificados em duas modalidades sendo vedada a implantação concomitante das duas modalidades em um mesmo Município.
NASF
Atualmente regulamentados pela Portaria 2.488/2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.
Desde 2012, uma nova modalidade de NASFs foi criada abrindo a possibilidade de qualquer Município do Brasil fazer a implantação de equipes, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário