> TABOCAS NOTICIAS : Sobrevivente do holocausto agradece 70 anos depois

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sobrevivente do holocausto agradece 70 anos depois

Fotos: HistoryChannel/Alemanha
Um sobrevivente do holocausto protagonizou uma cena emocionante na semana passada.
70 anos depois ele reencontrou o soldado americano que o salvou do massacre.
Primeiro, o idoso de 87 anos saudou o soldado beijando suas mãos. Depois se abaixou, beijou os pés do americano, de 89 anos, e disse "Eu queria fazer isso por 70 anos. Eu te amo, eu te amo tanto"..

"Eu tenho tudo o que eu queria na vida por causa dele. Essa é a razão da minha gratidão", disse Joshua Kaufman.
Kaufman era um "cadáver ambulante" quando foi resgatado do campo de extermínio de Dachau, perto de Munique, em 29 de abril de 1945.

Joshua Kaufman (es) agradece Daniel Gillespie (dir)
O salvamento
Daniel Gillespie ajudou a bloquear o complexo que foi o primeiro acampamento construído pelos nazistas para abrigar seus inimigos em 1933.

Mais de 35.000 pessoas haviam sido assassinadas lá, em execuções, em experiências médicas cruéis, fome, trabalho escravo e espancamentos até a morte.

A primeira pessoa que o soldado viu era o judeu húngaro Kaufman. 
Ele estava escondido nas latrinas com outros prisioneiros.

"Nós estávamos confinados nos quartéis pelos guardas. Isto significava que a maioria de nós tínhamos sido marcados para a morte ', disse Kaufman.

Gillespie ajudou o prisioneiro magro a voltar para a terra dos vivos. Ambos se separaram com lágrimas nos olhos e acreditavam que nunca iriam ver uma outra vez.

"Eu saí do inferno para a luz. Por isso, e por ele, eu sou eternamente grato. "

Mudou minha vida
Gillespie, que tinha lutado com seus companheiros na Europa, para alcançar os portões do campo de Dachau, disse: "Foi o choque mais profundo da minha vida. Sua libertação mudou minha vida para sempre.

Quando os dois idosos se reencontraram, Gillespie perguntou a Kaufman: 'Como você sobreviveu? O que o manteve vivo? '
Emocionado, Kaufman respondeu: "Morrer teria sido mais fácil. Em Dachau, tivemos de transportar sacos de cimento de 50 quilos, durante todo o dia.

"Quem não conseguiu foi imediatamente baleado. Eu me transformei em um animal. E os animais querem sobreviver. Eu queria viver. '

Ele disse que até hoje dorme em um colchão fino perto de uma janela, para que possa olhar para fora e ver a grama verde todos os dias.

O reencontro dos dois, e suas histórias, serão contados em um especial para o History Channel Deutschland, que será exibido no dia 31 de maio. Com informações do DailyMail

Nenhum comentário:

Postar um comentário