Depois de estabelecer diálogo permanente com feirantes, lojistas e donos de supermercados que ficam no entorno da feira livre do São Caetano, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), iniciou hoje a notificação para remoção das barracas instaladas no meio da rua. A partir do dia 30, os feirantes somente podem montar barracas na via pública a partir das 14 horas de sexta-feira devendo desmontá-las às 14 horas do domingo, após o encerramento das atividades.
A determinação da Prefeitura atende antiga reivindicação de moradores do São Caetano, consumidores e comerciantes, que se queixam da dificuldade para transitar nas vias ao redor da feira livre por causa da má distribuição das barracas em trechos das ruas Cosme e Damião e São João, além da travessa São João. Atualmente, as barracas são instaladas durante toda a semana no meio da via pública, dificultando o acesso dos moradores a suas residências.
O diretor de Acompanhamento e Associativismo da Seagrima, Cláudio Roberto Silva Mendes, afirma que a decisão de reorganizar as barracas foi tomada depois de diálogos com os feirantes e para atender a cobrança dos moradores, comerciantes e consumidores. Ele explica que a medida não impede os feirantes de seguir trabalhando na feira livre, mas a partir do final do mês a ocupação do espaço será delimitada e as ruas não devem mais ser invadidas.
Cláudio Roberto diz ainda que atualmente muitas barracas ficam apenas ocupando espaço, sem mercadorias, impedindo inclusive que o morador tenha acesso à sua garagem. No ano passado a Prefeitura não fez a recuperação de trechos das vias nas proximidades da feira do São Caetano porque as barracas não foram removidas. “A partir da estipulação de dias e horários para que os barraqueiros comercializem na via pública frutas, verduras, cerais, carne, dentre outros produtos, ficará bem melhor para a comunidade”, finalizou.
Há dois anos o governo municipal vem atuando para a organização das feiras livres do Califórnia e do São Caetano, além do Centro Comercial de Itabuna. Em dezembro do ano passado, em parceria com os feirantes do Centro Comercial, foi iniciada a revitalização do Mercado da Carne para atender às normas da Portaria nº 304 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na semana passada, começou a padronização dos boxes usados para a venda de carnes na feira livre do Bairro Califórnia, após a remoção dos antigos balcões e com espaços dos boxes definidos por meio de planta estrutural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário