Foto: Emily Harris/NPR
Árvores diferentes movidas a energia solar podem carregar de graça celulares, laptops e ainda oferecem câmeras para fazer conferência.
Várias delas já estão no Parque de Ramat HaNadiv, perto de Monte Carmelo, no norte de Israel.
O tronco é de metal e as folhas são painéis solares convencionais.
Nelas as pessoas podem navegar na internet.
As folhas com painéis solares alimentam aparelhos elétricos e tomadas USB, um bededouro e Wi-Fi disponível pra todos.
O inventor Michael Lasry diz que é uma nova maneira de trazer a energia solar para as pessoas.
"Nós estamos acostumados a ver grandes empresas trabalhando em sistemas de grande escala", diz ele. "Agora vemos a energia solar tornar-se acessível a cada um de nós na rua."
"As pessoas vêm com computadores para lojas de café", disse Gideon Inbar, um aposentado israelense-americano. "Eles podem vir aqui."
"É maravilhoso", disse Xia Wang, da China, que participou da inauguração.
"Muitas funções. E também é uma energia muito verde."
A empresa de Wang, Modo PV-Tech, fez os painéis.
A empresa israelense que sonhou com a árvore, Sologic , tem como alvo cidades na China e na França para as primeiras vendas, diz Claude Brightman, publicitário da Sologic.
Um modelo da chamada Acacia Árvore Solar, custa cerca de US $ 100.000, cerca de 250 mil reais.
Brightman considera a invenção uma combinação de arte, conveniência, energia verde e comunidade - todos os objetivos freqüentes de desenho urbano, diz ela.
Capacidade
Uma árvore de sete paineis pode gerar 1,4 quilowatts, o suficiente para rodar 35 laptops.
Uma bateria armazena energia excedente, iluminando a área durante a noite usando LEDs e fornecendo energia de reserva em dias nublados.
Modelos de árvores solares futuras estão sendo planejados para incluir a tecnologia de condensar água do ar, telas sensíveis ao toque, para exibir informações ou dar acesso a internet.
Ela tem também câmeras, diz Lasry, para conectar as pessoas sob uma árvore solar, em uma parte do mundo, com as pessoas sob outra árvore solar no outro lugar.
"Essa é a idéia, para trazer a comunidade para mais perto. Todas as árvores ao redor do mundo serão capaz de se comunicar", diz ele. Com informações do NPR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário