A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil, são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.
Em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, o oftalmologista Lucien Borges, fala sobre sintomas, precauções e ainda a forma de tratamento.
Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da qualidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração.
Diógenes Dantas: É uma doença muito comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Em que consiste a catarata?
Lucien Borges: Com o envelhecimento vamos ter catarata e se trata do envelhecimento do cristalino e chega uma hora que isso começa a interferir na qualidade visual da pessoa, normalmente primeiramente para longe.
DD: O normal é que depois dos 40 anos comecem a aparecer os problemas para enxergar de perto. Quando a pessoa tá com a catarata tem uma melhora na visão p perto?
LB: Normalmente, se a pessoa não usar grau nenhum para longe e precisar de grau para perto, quando a pessoa vai tendo catarata, ele perde um pouco da qualidade da visão de longe e melhorar para perto. LEIA MAIS »
Nenhum comentário:
Postar um comentário