Escola em Xangai: vestibular chinês atrai 9,4 milhões de jovens
São Paulo - O fim de semana dos dias 7 e 8 de junho foi crucial para cerca de 9,4 milhões de jovens chineses.
Eles enfrentaram o temível vestibular nacional, chamado de "Gaokao", que seleciona estudantes para ingressar no sistema de ensino superior chinês.
Segundo o South China Morning Post, a frase “Gaokao blessing” - um "boa sorte" - foi escrita 57 milhões de vezes no Weibo (popular rede social chinesa) durante o fim de semana. De longe, a expressão mais usada no site.
O tamanho da prova impressiona. Para comparar: o SAT, o vestibular americano, atrai 1,66 milhão de jovens. O Enembrasileiro tem cerca de 8 milhões de inscritos (mas menos pessoas fazem a prova de fato).
Para a maioria desses jovens chineses, ir bem nesse teste é a única maneira de encontrar um emprego decente e obter um bom diploma.
Um trânsito quilométrico se instala em torno dos centros de estudo. Alguns bairros até proíbem “entretenimento” dentro de um raio de 500 metros dos locais de prova. O silêncio é imperativo.
A religião também aparece mais do que nunca: pais e familiares vão a templos rezar por Confúcio e pedir bons resultados. Há quem reze, também, ao pé de estátuas de Mao Tsé-Tung.
É uma prova um tanto mecânica e de memorização. Os estudantes, então, se submetem a uma extrema rotina de estudos. Guilherme Dearo, de PETER PARKS/AFP/Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário