Pesquisadores britânicos anunciam o que poderá ser o fim daquele barulhinho irritante nas salas de dentistas.
Eles acreditam ter encontrado uma forma de tratar os dentes humanos sem a necessidade da broca, injeções e obturações, ou restaurações como chamam os dentistas.
Os cientistas da universidade King's College London pretendem usar eletricidade para forçar a entrada de minerais na camada do esmalte do dente, e assim para fotalecê-lo.
Mineirais como o cálcio e fosfato circulam naturalmente para dentro e fora do dente.
O ácido produzido pelas bactérias, que processam o alimento na boca, ajuda os dentes a perder esses minerais.
A pesquisa
Na experiência, o grupo de pesquisadores aplicou um coquetel de mineirais e depois usou uma fraca corrente elétrica para direcionar os minerais para dentro do dente.
O processo, chamado de Electrically Accelerated and Enhanced Remineralisation ("remineralização Eletricamente Acelerada e Aumentada", em tradução livre), é o que reforça o dente, segundo os especialistas.
Estágio inicial
A empresa Reminova, baseada em Perth, na Escócia, foi criada para tornar a técnica disponível para dentistas nos próximos três anos.
Nigel Pitts, um dos inventores, e um investidor na nova empresa, disse à BBC que "a tecnologia tem o potencial de substituir a necessidade de várias obturações, mas que não pode atacar cáries em "estágio final". Com informações da BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário