Cerca de 780 milhões de pessoas no mundo - quase o dobro da população dos Estados Unidos - não têm acesso à água segura e de qualidade, segundo a ONU. E mesmo os que possuem redes de água e esgoto adequados, podem ter de arcar com sistemas de filtração domésticos para garantir uma água mais purificada, reduzindo, por exemplo, substâncias usadas no processo de tratamento urbano, como o cloro.
A Bloomberg listou os países onde custa mais caro ter água filtrada, com base nas horas de trabalho necessárias para comprar um sistema doméstico de purificação padrão de 2,5 litros da empresa Brita, presente em mais de 60 países, e no custo de manutenção por cerca de um ano.
De acordo com o Índice Brita, na Ucrânia, uma pessoa precisa trabalhar 57 horas para conseguir adquirir um filtro, enquanto em Luxemburgo, esse tempo cai para apenas 2 horas.
Um filtro na Ucrânia custa US$122,96 e o PIB por hora trabalhada é de US$2,17.
Para calcular o PIB por hora, o PIB per capita foi dividido por 2.000, o número de horas em média que um indivíduo trabalha a cada ano (40 horas por semana, 50 semanas por ano).
Veja a seguir onde é mais caro ter água filtrada no mundo. http://exame.abril.com.br / Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário