Você sempre abre sua bolsa/carteira e pega aquela cédula,passa de uma mão para outra,faz muitas coisas com ela. Recentemente as notas começaram a ser trocadas por novas...mas como todo esse dinheiro é feito?
O dinheiro aqui no Brasil assim como outros países, é feito na sua casa da moeda,que fica no Rio de Janeiro, e funciona como uma gráfica.
O Banco Central por sua vez, todo ano, faz contas de quantas notas tem que imprimir ou retirar de circulação se for o caso, já que o mesmo só pode ser impresso de acordo com as riquezas que nosso pais tem,sendo assim ele não pode sair imprimindo o tanto que deseja.
Fazer o dinheiro não é tarefa fácil, pois é preciso muita precisão e agilidade para sempre deixar a nota não copiavel, por isso sempre são criados muitos ícones de inspeção para reconhecer uma falsa de uma verdadeira. O papel usado para a fabricação,chega a Casa da Moeda na forma de grandes folhas, que já vêm com todos os itens de segurança, como a marca d'água, um desenho que só aparece quando é visto contra a luz,então não dá para você ir na esquina e comprar para fabricar o seu próprio.
Para ficar pronto o dinheiro demora 10 dias. Pois até ficar pronto o dinheiro passa por 3 impressoras diferentes responsáveis por marcar as cédulas com números, cores e imagens. Depois é cortada. Cada folha rende 50 notas, que são embaladas e distribuídas pelo BC para os bancos. Cada cédula dura cerca de 10 anos.Quando notas velhas ou falsificadas chegam a casa da moeda a nota é incinerada !
No caso das moedas, a Casa da Moeda compra discos de metal de várias composições para transformá-los em dinheiro. Dependendo da moeda, é usada mais de uma matéria-prima. A de R$ 1, por exemplo, usa dois discos diferentes, um sobre o outro. Uma máquina grandona marca as duas faces (cara e coroa) ao mesmo tempo. O nome disso é cunhagem e demora dois dias de trabalho.
Depois todo esse dinheiro é enviado ao BC, que depois será encaminhado para o caixa eletrônico ou caixa convencional que chegará até você ! http://www.interamais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário