Após a exibição da reportagem no Fantástico, uma segunda nota de imprensa, desta vez assinada pelo diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, foi enviada pela Agência de Segurança Nacional.
O órgão do governo americano alega coletar informações econômicas e financeiras para prevenir crises que possam afetar os mercados internacionais.
No entanto, reafirmou que não rouba segredos de empresas de fora dos EUA que possam beneficiar companhias americanas.
FANTÁSTICO ASSUME QUE NÃO POSSUI CERTEZA SE OS DADOS FORAM ESPIONADOS
O DOCUMENTO SECRETO NÃO PASSA DE UMA APRESENTAÇÃO DE POWER POINT QUE ENSINA NOVOS AGENTES A COLETAR DADOS (NÃO NECESSARIAMENTE ESPIONAR) E QUE TEM O NOME PETROBRAS.
“Não há informações sobre a extensão da espionagem, nem se a agência americana conseguiu acessar o conteúdo guardado nos computadores da empresa.”
A suposta espionagem virá como justificativa para o já desenhado insucesso do leilão do campo de Libra, agendado para o próximo mês, na Bacia de Santos.
O governo e a Petrobras, em parceria com o Grupo “X”, anunciaram a descoberta de 40 poços que foram abandonados por não conseguir extraiu um único barril. O grupo X e a Petrobras são duas empresas em situação de perigo de falência.
Jorge Roriz
Nenhum comentário:
Postar um comentário