> TABOCAS NOTICIAS : 15 de Agosto – Dia da Informática

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

15 de Agosto – Dia da Informática

informática
No dia 15 de agosto comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que desde seu surgimento vem revolucionando o mundo. Neste dia do ano de 1946 surgiu o Eniac, o primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador. Apesar de operar com válvulas, o Eniac era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Conta-se que esse computador nasceu do esforço dos EUA para construir a bomba atômica no fim da Segunda Guerra Mundial.

Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. A sua origem foi em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung (“Informática: processamento de informação”).

A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique,électronique, etc.

Em português a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador. Fonte: Porto Web / Yahoo Respostas / Smart Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário