Antes mesmo de aprenderem a falar, crianças pequenas como as de sete meses de idade que crescem em lares bilíngues adquirem a capacidade de distinguir idiomas diferentes, revelou um estudo publicado esta quinta-feira. Os cientistas ainda ficam desconcertados diante dos mecanismos do aprendizado de idiomas e de como crianças pequenas bilíngues dominam suas línguas maternas de forma tão eficiente quanto as monolíngues (que falam apenas um idioma). Um novo estudo sobre o assunto demonstrou que, ao contrário de suas pares monolíngues, as crianças que aprendem dois idiomas ao mesmo tempo desenvolvem a habilidade de identificar um idioma pela duração e a entonação de palavras e sua posição nas frases. O estudo, divulgado na revista Nature Neuroscience, examinou crianças de sete meses que cresceram expostas a duas línguas com ordens de palavras inversas, como o inglês e o japonês. Em idiomas como o inglês, o italiano e o espanhol, preposições e artigos costumam preceder "palavras de conteúdo" como substantivos (para Londres/uma casa), enquanto em outras línguas eles as seguem (Tóquio ni - 'Tóquio para' em japonês ou etxe bat - 'casa uma' em basco), e a entonação da palavra de conteúdo é mais alta.
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