Em tempos de corrida eleitoral o que se vê por todos os grupos políticos que disputam o poder, é uma verdadeira briga de liderança com "ego" inflamado querendo se tornar o cacique da tribo. Gerando aí uma enorme confusão de tarefas e obrigações de quem e por quem devem ser executadas que no final, se constata uma bagunça no andamento das campanhas publicitárias que acabam condenando a pessoa do candidato no resultado das urnas.
Para evitar tais desentendimentos entre equipe, é comum que cada um dos assessores reponsáveis pela comunicação do candidato, tenha seu lugar e função designada.
Um exemplo de como essa parte de campanha pode funcionar bem é obedecer estes requisitos descritos intitulados como os 10 Mandamentos da Asessoria de Comunicação na disputa Política:
1) Dominar a área de jornalismo e estar atento à política brasileira;
2) Ter boa relação e penetração com os proprietários das mídias locais;
3) Passar informações verídicas para jornais impressos, rádios, TVs, sites, blogs e Orkut;
4) Ser de confiança, amigo, sincero e que tenha competência para liderar uma equipe (staff);
5) Ser uma pessoa sociável em todos os níveis, tanto com as pessoas do partido e eleitores;
6) Deixar o candidato livre perante os eleitores, trabalhando da maneira mais discreta possível;
7) Inspirar confiança e esperança em seus contatos;
8) Estar sempre atento às reivindicações dos cabos eleitorais e militantes, pois fazem a ligação com as bases;
9) Fiscalizar os prazos de entrega, qualidade e preço dos materiais impressos da campanha quando não tiver um publicitário;
10) Trabalhar em conjunto com a equipe da campanha, respeitando a hierarquia que preza o candidato como chefe e o segundo chefe, o coordenador de campanha como especialista em marketing político e propaganda eleitoral. por Dodô Ivan Nilton
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