O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, reuniu-se nesta quarta-feira (14), no Centro Administrativo Firmino Alves, com secretários municipais e técnicos do governo com o objetivo de preparar a agenda da visita ao município, de uma equipe do Instituto Jaime Lerner. A equipe, integrada pelos arquitetos Gianna de Rossi e Felipe Guerra, virá discutir estratégias para o desenvolvimento urbano da maior cidade do Sul da Bahia.
De acordo com o prefeito Azevedo, a visita da equipe do Instituto Jaime Lerner é resultado de entendimentos iniciados em dezembro, durante uma viagem que fez a Curitiba. “A expectativa agora é de mostrarmos o Plano Diretor Municipal para que os técnicos do IJL apresentem sugestões e propostas viáveis para o desenvolvimento da cidade de Itabuna”, salienta o gestor.
O secretário de Administração, Maurício Athayde explica que a preparação da visita de dois dias da equipe do instituto está sendo discutida em detalhes pela equipe do governo, com a programação de um debate sobre o Plano Diretor Urbano Municipal, verificação de obras em andamento e apresentação de propostas e sugestões de intervenções.
O encontro preparatório teve a participação do secretário de Administração, Maurício Athayde; da coordenadora de Ações Políticas e Institucionais, Maria Alice Araújo Pereira; do diretor da Agência Municipal de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos, Jorge Vasconcelos; do presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Geraldo Bríglia, além do chefe do cerimonial, Ramiro Aquino; do diretor da Divisão de Comunicação, Juarez Nunes e das arquitetas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Cristina Marx e Fernanda Vinhais.
Quem é
O arquiteto Jaime Lerner foi um dos criadores e estruturadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e, em 1965, participou da preparação do Plano Diretor de Curitiba. Esse plano produziu transformação física, econômica e cultural da cidade.
Lerner foi prefeito de Curitiba em três mandatos, nos períodos de 1971/75, 1979/83 e 1989/92. Em sua primeira gestão, o arquiteto consolidou a transformação urbana e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido mundialmente por sua eficiência, qualidade e baixo custo.
Ao deixar o governo de Curitiba, Lerner passou a se dedicar ao urbanismo e montou o Instituto Jaime Lerner, que atua com um grupo de arquitetos associados nas áreas de planejamento urbano e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável. Texto: Kleber Torres Foto: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário