Ao considerar uma oportunidade impar para a qualificação de 490 profissionais para o mercado de trabalho regional, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo destacou, em solenidade na Usemi, a importância da parceria do governo municipal, através das secretarias de Industria, Comércio e Turismo e Assistência Social, com o Ministério do Turismo, a oscip Tercon Brasil, Sebrae, Direc 7, Usemi, CDL, Sindicom e o Itão para a realização de cursos de qualificação de garçons, camareiras, cozinheiros, confeiteiros.
Ele também agradeceu ao deputado federal Roberto Brito pela indicação do elenco de cursos voltados para o turismo e considerou o início das aulas como o resultante de uma grande parceria institucional: “Essa é uma importante alternativa de qualificação profissional, o que facilita o acesso ao mercado de trabalho e se enquadra numa prioridade de governo, que é a geração de emprego e renda”.
O secretário Carlos Leahy destaca que a procura foi muito grande e preenchida todas as vagas, graças a uma importante parceria, com a formação de turmas nos turnos da manhã, da tarde e da noite, oferecendo assim maior flexibilidade para os alunos inscritos, que poderão compatibilizar os horários de estudo com o trabalho.
Leahy explica que a abertura dos cursos foi realizada na Usemi, enquanto as aulas teóricas serão ministradas no Colégio Heraldo Tinoco e as práticas para cozinheiros, garçons e confeiteiros, na Usemi. As aulas para camareiras serão realizadas no Tarik Fontes Plaza Hotel.
A coordenadora dos cursos Márcia Pimentel, da Tercon Brasil, destaca que são oferecidas 210 vagas para garçons, 140 para camareiras, 70 para cozinheiros e igual número para confeiteiros, “porque encontramos portas abertas da prefeitura e dos parceiros institucionais, visando a inclusão de pessoas qualificadas no mercado de trabalho”.
Para a desempregado Débora de Jesus Santos, que se inscreveu para o curso de garçonete, o projeto está no caminho certo, porque envolve a qualificação de pessoas para acesso ao mercado de trabalho. “É uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, complementou.
Silvana Souza Alves, que já tem cursos de informática básica e se inscreveu para confeiteira, considera essa uma oportunidade que “se deve agarrar com as duas mãos, porque o mercado de trabalho é cada vez mais seletivo e exige qualificação, competência e experiência profissional”.
SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário