A partir desta segunda-feira, 14, os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem regularizar sua situação. Eles têm até o dia 14 de abril para comparecer ao cartório eleitoral mais próximo.
Levantamento da Justiça Eleitoral revela que 1.472.834 eleitores brasileiros estão nesta situação e podem ter o seu título cancelado, se efetuaram a regularização.
Está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (http://www.tse.jus.br/), na opção “Serviços ao eleitor”, consulta para verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento.
Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições. Além disso, serão contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.
Maior colégio eleitoral do Brasil, o estado de São Paulo registra o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado, um total de 350.816. Em seguida aparece o Rio de Janeiro com 140.339 e Minas Gerais com 131.098.
Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro, poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.Pedro da Rocha http://blogs.estadao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário