> TABOCAS NOTICIAS : Dicas para evitar o furto de celular

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Dicas para evitar o furto de celular

Texto: Renata Santos
Você possui celular? Provavelmente a resposta a essa pergunta é sim (inclusive, a chance de você estar lendo esse texto pelo seu aparelho móvel é grande). Nos dias atuais, os smartphones se tornaram uma extensão do seu humano: em todos os locais, todos os momentos e ocasiões estamos com ele na mão, no bolso e na mochila. Ele realmente faz parte da gente. Quem nunca esqueceu o celular em casa e sentiu que estava faltando algo essencial?

Por isso, não seria nada legal ter o seu celular furtado. E acredite, isso acontece muito, principalmente nas grandes cidades do país. Para você não passar por essa situação desagradável e ter suas fotos, mensagens, senhas de banco e aplicativos furtadas, separamos algumas dicas:

Se você frequentar restaurantes, bares e baladas, não deixe o celular sobre a mesa ou balcão. As pessoas são extremamente rápidas na hora de pegar o aparelho, e em qualquer momento de distração isso pode acontecer. Mantenha sempre ele com você, assim os bandidos nem saberão o que você tem.

Nada de carregar o aparelho em lugares com grande movimento e circulação de pessoas, como em transportes públicos. Isso pode chamar atenção de gente má intencionada.

A mesma coisa vale para atender e ficar mexendo no celular. Caso seja algo urgente, entre em alguma loja ou restaurante para fazer o que precisa.

Em ônibus, principalmente nas grandes cidades, evite ficar mexendo no celular quando estiver próximo à janela com o vidro aberto. Em alguns locais, como nos túneis da 9 de julho na cidade de São Paulo, alguns bandidos agem rápido e pegam o aparelho de fora do ônibus e, então, saem correndo, sem chances para você recuperá-lo. Falando nisso, um levantamento feito pelo siteOnde Fui Roubado, mostrou que o transporte público é o principal lugar onde os celulares são roubados. Você pode utilizar o site para ver os crimes que aconteceram perto dos locais por onde circula e denunciar um furto ou roubo.

Uma coisa que pode ser interessante é andar com aquele celular antigo e baratinho que você tem guardado em casa. Assim, em caso de lugares perigosos, você pode utilizar ele e chamar menos a atenção de bandidos.

Quando estiver no carro, evite deixar o aparelho à mostra. Tente guarda-lo em um local que não fique visível caso alguém tente assalta-lo.

Quando estiver andando por aí, evite deixar o celular no bolso da roupa ou nos compartimentos mais fáceis de abrir da sua mochila ou bolsa. Os criminosos agem rapidamente e com bastante cuidado na hora de furtar seu aparelho, não facilite para ele e guarde em bolsos mais escondidos.

Anote o número secreto do seu aparelho, o IMEI, em um lugar seguro (de preferência em mais de um lugar). Assim, caso as coisas deem erradas e você seja roubado ou furtado, entre em contato com a sua operadora com esse número em mãos e o celular será bloqueado.

Por fim, para você não sair no prejuízo financeiro, contrate um seguro para celular. Assim, caso ele seja roubado ou furtado você será indenizado e ganhará um aparelho novinho. Além disso, algumas seguradoras também garantem proteção contra quedas e danos no casco do aparelho.   por Eduardo Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário