> TABOCAS NOTICIAS : Isopor está proibido em Nova York: faz mal

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Isopor está proibido em Nova York: faz mal

Foto: Getty Images
Guerra contra as embalagens, pratos e copos feitos de isopor, um material que é tão atraente para os negócios quanto tóxico ao meio ambiente.
Está proibido em Nova York, nos EUA vender, oferecer ou possuir qualquer produto feito de isopor na metrópole americana, a partir desta quarta-feira.
Empresas e comerciantes têm seis meses para se adaptar. Depois desse prazo, serão multadas.
"Produtos feitos de isopor causam um grande prejuízo ao meio ambiente e não há mais lugar para eles em Nova York", disse o prefeito da cidade, Bill de Blasio.

O que é
Comercializado nos Estado Unidos com o nome de Styrofoam, o isopor foi inventado pelo cientista da empresa Dow Chemical Otis Ray McIntire em 1941.

Para fazê-lo, pequenas quantidades do polímero poliestireno são misturadas com produtos químicos, para crescerem 50 vezes seu tamanho original.

O produto final é leve, barato – 95% de sua composição é ar. Suas propriedades isolantes e seu custo barato tornaram o isopor uma escolha atraente nos negócios.

Prejudicial
Segundo Douglas McCauley, professor de biologia marinha da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, há dois problemas causados pelo isopor para os animais marinhos: um químico e o outro mecânico.

"O mecânico é bem fácil de se ver. Encontramos espuma de isopor no intestino de animais – e isso pode ser letal", diz.

Já o aspecto químico tem a ver com a propriedade absorvente do material. "O isopor age como uma pequena esponja poluente, capturando todos os compostos que mais contaminam o oceano. E então um animal engole isso, pensando ser uma água-viva"

"É preocupante que um peixe que ingeriu tudo isso acabe nas nossas mesas", afirma.

Difícil reciclagem
A dificuldade em reciclar o material é uma das principais razões para Nova York banir o material.
Kathryn Garcia, responsável pelo sistema sanitário da cidade, afirmou: "Ninguém conseguiu até agora provar que seja possível reciclá-lo em larga escala, e tampouco há mercado para isso."

Há uma estimativa de que apenas nos Estados Unidos 25 bilhões de copos de café de isopor são jogados no lixo em um ano, em comparação com 100 bilhões de sacolas plásticas são descartadas anualmente.

Alternativas
O McDonalds começou a deixar de usar embalagens de isopor nos anos 90 – e em 2013 abandonou totalmente o material, o substituindo por alternativas feitas com papel.

Já o Dunkin'Donuts agora faz seus copos com um composto mais fácil de ser reciclado, o polipropileno – um tipo de plástico bastante usado para embalagens para levar comida para casa. No entanto, o produto é mais caro que o isopor.

Astrid Portillo, dona do restaurante Mi Pequeno El Salvador, no bairro nova-iorquinho de Queens, disse ao jornal New York Daily: "Eu vou ter de aumentar os preços no meu cardápio com essa nova lei."

O prefeito de Blasio, no entanto, acredita que há meios para evitar aumentos como esse.

"Se mais cidades no país seguirem nosso exemplo e criarem vetos semelhantes, isso pode aumentar a demanda por esse produtos alternativos e baratear seus custo." Com informações da BBC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário