> TABOCAS NOTICIAS : Vaca dá cria a bezerros trigêmeos em fazenda no interior de São Paulo

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Vaca dá cria a bezerros trigêmeos em fazenda no interior de São Paulo

Como muitos mamíferos de grande porte, as vacas normalmente dão à luz apenas um bezerro por prenhez e casos de bezerros gêmeos são bastante raros. Mas, em São João das Duas Pontes(SP), uma vaca que nunca passou por inseminação artificial teve trigêmeos.

Os três bezerros da raça nelore são os xodós da fazenda Nossa Senhora das Graças. O nascimento dos trigêmeos surpreendeu o pecuarista Edson Garcia, que há 14 anos na criação de gado de corte, nunca tinha visto essa situação. “Ficamos surpresos com esta cria. Três bezerros de uma vez, de uma mãe só, foi difícil de acreditar”, afirma o pecuarista.

Esta foi a terceira cria da vaca, que tem quatro anos e ficou prenha de maneira normal. O veterinário Ricardo Romero Ramos da Silva explica o que pode ter acontecido nesta gestação tripla. “Não é comum, é um caso inusitado. Isso é considerado uma ovulação múltipla, que pode acontecer por dois ou três óvulos e sendo fecundado por espermatozoides diferentes”, afirma o veterinário.

A chegada dos trigêmeos assustou até mesmo a mãe, que não aceitou todos os filhotes. Segundo o veterinário, mesmo que a vaca quisesse, não conseguiria alimentar todos os filhotes, já que não conseguiria produzir tanto leite assim.

Como a mãe não produz leite para os três, dois dos bezerros estão sendo criados na mamadeira. Para garantir que eles cresçam saudáveis, Edson e a mulher, Renata Garcia, dão leite pelo menos três vezes por dia. “Tem de amamentar até quando quiser, não pode faltar leite e tem de insistir, deixar o leite quente para eles não estranharem”, afirma Renata.

O leite é feito com um pó, que contém os nutrientes que os bezerros precisam para se desenvolver. O preparo é simples, mas precisa de um termômetro para certificar de que a temperatura chegou aos 40°C, igual ao da mãe. Para o veterinário, a situação pode se repetir com a vaca. “Na gestação para frente pode acontecer novamente sim, porque é o que a gente chama de superovulação, então terá de dois a três óvulos para fecundar”, afirma.  Foto: Reprodução --Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário