> TABOCAS NOTICIAS : Urna quebrada pode mudar resultado de eleições em SC

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Urna quebrada pode mudar resultado de eleições em SC

Étore Medeiros / http://www.correiobraziliense.com.br
Uma urna eletrônica defeituosa pode alterar o resultado das eleições em Santa Catarina. O Tribunal Regional do estado (TRE-SC) determinou a perícia do equipamento, que no primeiro turno foi utilizado no município de Içara. A análise foi solicitada pela Coligação Muda Santa Catarina (PSDB/PEN). Se os 287 votos puderem ser recuperados, existe a possibilidade de Adilor Guglielmi ser eleito deputado estadual no lugar de Vicente Augusto Caropreso, ambos do PSDB. Içara é a cidade natal de Guglielmi, que perdeu por apenas 38 votos de Caropreso.

"Na data do 1º turno, apesar das várias tentativas realizadas pela Junta Eleitoral, 287 votos eletrônicos da Seção nº 458 da 79ª ZE (Içara) não puderam ser recuperados por conta de problemas técnicos da urna e por isso não foram contabilizados na totalização", diz trecho de nota divulgada pelo TRE-SC. A perícia da urna eletrônica será feita por peritos nomeados pela Corte e por assistentes técnicos indicados pelas partes. O TRE-SC também solicitou a presença de representantes técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso os procedimentos básicos não consigam recuperar o resultado dos votos, apenas funcionários do TSE podem tentar a decriptografia dos dados da urna, por isso a solicitação de pessoal especializado por parte do TRE-SC. A urna problemática está sob a guarda da Comissão Apuradora, na Corregedoria Regional Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário