> TABOCAS NOTICIAS : ESTUDOS DERRUBAM MITO DA BARRIGA CAUSADA PELA CERVEJA

terça-feira, 14 de outubro de 2014

ESTUDOS DERRUBAM MITO DA BARRIGA CAUSADA PELA CERVEJA

De acordo com estudos realizados no “7th European Beer and Health Symposium” (7º simpósio europeu de cerveja e saúde), em Bruxelas, na Bélgica, cientistas europeus derrubaram o mito da “barriga de cerveja”. Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, em publicação no Eu Atleta, os estudiosos mostraram os benefícios do uso moderado e dos ingredientes contidos em diferentes tipos da bebida.

Os estudos derrubaram o mito da “barriga de cerveja” quando ela é consumida com moderação. O excesso de peso e o acúmulo de gordura abdominal, na verdade, é consequência da ingestão excessiva de calorias, um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético (maior ingestão calórica e menor gasto energético), conforme disse a nutricionista inglesa Kathryn O’Sullivan.

Composta por água, malte de cevada e outros cereais, lúpulo e levedura, a cerveja pode ser encontrada em grande variedade pelo mundo, variando de matéria-prima (tipo do cereal), processo de fabricação, composição e teor alcoólico. Contudo, ela traz vitaminas e fibras importantes. A ingestão moderada de até 30g de álcool por dia não possui relação com o aumento da gordura abdominal, apenas um consumo superior a 48g de qualquer bebida alcoólica tem correlação positiva com aumento da circunferência abdominal.

Já um estudo romeno, apresentado pela Dra. Corina Zugravu, confirmou que não há relação entre a circunferência e o consumo moderado de cerveja. O aumento do tamanho e o IMC (Índice de Massa Corporal) está relacionado com o consumo excessivo de qualquer tipo de bebida alcoólica. Para mulheres, o consumo moderado de cerveja é de 330ml (112 calorias), já para os homens, 660ml. Associados à prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e abandono do tabagismo, ela pode fazer parte de um estilo de vida saudável. Via C/B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário