> TABOCAS NOTICIAS : RIO+20: Europa tem apenas 41 delegados na cúpula, enquanto África tem cerca de 90

sábado, 16 de junho de 2012

RIO+20: Europa tem apenas 41 delegados na cúpula, enquanto África tem cerca de 90

Hanrrikson de Andrade - Do UOL, no Rio
Após reclamações públicas de insatisfação em relação aos preços dos hotéis cariocas, os países da Europa enviaram apenas 41 delegados para a Cúpula dos Legisladores, evento que reúne parlamentares dos continentes que partipam da Rio+20, a Conferência da ONU sobre Sustentabilidade.
A África, por sua vez, foi representada por cerca de 90 parlamentares de 29 países. A abertura do evento ocorreu no início da tarde desta sexta (15) na Assembleia do Legilsativa do Rio (Alerj), no centro da cidade. Novas reuniões estão marcadas para os próximos dois dias.
Pouco antes da Rio+20, alguns países da Europa afirmaram que as comitivas seriam reduzidas em função do valor exorbitante das diárias cobradas pelos hotéis das cidade, em especial os da Zona Sul. As reclamações fizeram com que os governos municipal, estadual e federal pressionassem a rede hoteleira para reduzir os preços.
Em relação ao continente europeu, apenas 16 países estão sendo representados na Cúpula dos Legisladores. Dos 41 delegados presentes na abertura, 7 são vinculados à União Europeia, que está sendo representada por um dirigente que não pertence ao alto escalão. Com seis delegados, a Inglaterra é o país europeu com a maior representatividade.
Apesar da aparente indiferença das grandes economias da Europa, a Cúpula dos Legisladores é considerada pela ONU um passo estratégico no sentido de aprovar orçamentos que possibilitem iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Segundo o secretário-geral da ONU Ban Ki Moon, os parlamentares necessitam ter uma postura mais ativa em relação aos assuntos que fazem parte do escopo da Rio+20, e a consciência de que as políticas de sustentabilidade dependem de um esforço econômico coletivo.
O Brasil foi representado na abertura da cúpula pelo prefeito do Rio Eduardo Paes, pela ministra das Relações Institucionais Idelli Salvati, pelo ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário