> TABOCAS NOTICIAS : Para Nassif, Lugo sofreu golpe, assim como Collor

domingo, 24 de junho de 2012

Para Nassif, Lugo sofreu golpe, assim como Collor

Para Nassif, Lugo sofreu golpe, assim como Collor
247 – O jornalista Luís Nassif defendeu uma tese polêmica em seu blog: a de que o impeachment de Fernando Lugo foi um golpe. Até aí, nada demais. A questão é que ele igualou a situação paraguaia ao impeachment de Fernando Collor, há vinte anos, que também teria sido um golpe. Leia:
Enviado por luisnassif, sab, 23/06/2012 - 13:02
Autor: 
O presidente do Paraguai foi alvo de um golpe de Estado, assim como Fernando Collor, do Brasil e Andrés Perez, da Venezuela.
Esse padrão de golpe é histórico mas se aprofundou com a redemocratização latino-americana e com os ecos de Watergate.
Consiste no seguinte:
1. São eleitos presidentes sem base política no Congresso. O Congresso não pode derrubar simplesmente o presidente eleito.
2. Aguarda-se então um fato qualquer, que possa deflagrar uma catarse na opinião pública.
3. Em cima do fato, a mídia dispara campanhas amplificando e dramatizando.
4. Criado o clima de comoção popular, o Congresso se vê com legitimidade para decretar o impeachment. Embora Collor não fosse uma Madre Tereza de Calcutá - como não o foram FHC e Lula -, o motivo invocado para sua queda foi ridículo: o tal Fiat Elba. Não fosse esse, invocar-se-ia qualquer outro.
Essa  "metodologia" de golpe foi exercitada  contra presidentes de "direita", como Collor e Perez, ou de "esquerda", como Lugo cou Chávez. Mas é sinal, também, da dificuldade do continente em consolidar sua democracia e das midias nacionais em respeitar as instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário