> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Novos conselheiros escolares são empossados e terão capacitação

terça-feira, 5 de junho de 2012

ITABUNA-BA: Novos conselheiros escolares são empossados e terão capacitação

A Secretaria Municipal de Educação (SEC) empossou nesta segunda-feira (4), na Igreja Batista Teosópolis, 11 novos conselheiros escolares, representantes de professores, pais, alunos, funcionários e diretores das 111 Unidades da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a assessora dos Conselhos Escolares, Janaína Reis, o próximo passo será a realização do processo de formação de todos os empossados sobre o regulamento do conselho e a sua importância.
Os conselheiros escolares de algumas unidades foram empossados de forma simbólica pela professora Maria de Lourdes Santana, que representou o secretário de Educação, Gustavo Lisboa. Para ela, os membros têm um papel fundamental no processo decisório das unidades escolares, e por esse motivo, se configura como uma “gestão democrática para exercer com eficiência e atender às necessidades da população”.
Para desempenhar a função, Janaína Reis revela que a SEC, em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME), irá capacitar conselheiros empossados e os demais eleitos pelas escolas municipais, com o objetivo de torná-los conhecedores do funcionamento do Conselho Escolar e da importância de participação nas decisões que envolvem a educação.
Durante a cerimônia de posse, depoimentos de ex-conselheiros emocionaram os novos empossados e representantes da Educação Municipal, como a presidente do CME, a professora Maria Lúcia Tourinho Bittar Santos. Segundo ela, a gestão escolar se consolida pela descentralização das decisões e os conselheiros são responsáveis por “mediar o processo de acompanhamento administrativo e financeiro a ser aplicado na Educação”.

Empossados

Como representante dos professores, pela Creche Otaciana Pinto foi empossada a titular Gersoélia de Souza e a suplente Romaiana de Souza. Os alunos da Escola Municipal Flávio Simões serão representados pelo titular Wandersonndido dos Santos e Valdicélia Lopes Conceição. Os pais da Escola José Oduque Teixeira serão representados pela titular Edna Silva e a suplente Genilda Santos.
Os funcionários do Grupo Escolar Everaldo Cardoso serão representados pela titular Francilene Maria de Santos Silva e a suplente Alana Vieira Santos. os diretores escolares serão representados pela diretora da Creche Pequeno Lar, a professora Elba Maria Dórea Gonzaga, eleita Membro Nato do Conselho Tutelar. Texto: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário