> TABOCAS NOTICIAS : Cai mais um segredo da ditadura: A Casa da Morte, em Petrópolis

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cai mais um segredo da ditadura: A Casa da Morte, em Petrópolis

A edição deste domingo do jornal O Globo derruba mais um segredo da ditadura: a Casa da Morte, em Petrópolis, que funcionava como um centro de tortura dos militares que, ali, forçavam militantes de esquerda a mudar de lado e a delatar companheiros. Leia um trecho da reportagem de Chico Otávio, Juliana dal Piva e Marcelo Remígio:
RIO — Depois de cinco horas de conversa, o velho oficial estava livre de um dos mais bem guardados segredos do regime militar: o propósito e a rotina do aparelho clandestino mantido nos anos 1970 pelo Centro de Informações do Exército (CIE) em Petrópolis, conhecido na literatura dos anos de chumbo como “Casa da Morte”, onde podem ter sido executados pelo menos 22 presos políticos. Passados quase 40 anos, um dos agentes que atuaram na casa, o tenente-coronel reformado Paulo Malhães, de 74 anos, o “Doutor Pablo” dos porões, quebrou o silêncio sobre o assunto.
No jargão do regime, revelou Malhães, a casa era chamada de centro de conveniência e servia para pressionar os presos a mudar de lado e virar informantes infiltrados, ou RX, outra gíria dos agentes. O oficial não usa a palavra tortura, mas deixa clara a crueldade dos métodos usados para convencer os presos:
— Para virar alguém, tinha que destruir convicções sobre comunismo. Em geral no papo, quase todos os meus viraram. Claro que a gente dava sustos, e o susto era sempre a morte. A casa de Petrópolis era para isso. Uma casa de conveniência, como a gente chamava.
As equipes do CIE, afirmou, trabalhavam individualmente, cada qual levando o seu preso, com o objetivo de cooptá-lo. O oficial disse que a libertação de Inês Etienne Romeu, a única presa sobrevivente da casa, foi um erro dos agentes, que teriam sido enganados por ela, acreditando que aceitara a condição de infiltrada.
Malhães só não contou o que era feito com os que resistiram à pressão para trair. Diante da pergunta, ficou em silêncio e, em seguida, lembrou que nada na casa de Petrópolis era feito à revelia dos superiores. As equipes relatavam e esperavam pela voz do comando:
— Se era o fim da linha? Podia ser, mas não era ali que determinava.
(...)
O oficial disse que as táticas para cooptar e formar os infiltrados variavam, e cada um deles era detalhadamente estudado antes da abordagem, tanto sua ideologia como a família. Malhães disse que chegou a ficar preso por 30 dias numa cadeia, disfarçado, em tentativa de arregimentar um RX. Depois que os presos mudavam de posição, eles eram filmados delatando os companheiros. No depoimento sobre os cem dias que passou na casa, Inês Etienne relatou que fingiu ser uma infiltrada e foi filmada contando dinheiro e assinando um contrato com seus algozes.
Sobre o destino de alguns nomes de presos, que arquivos ou testemunhas apontam que estiveram na Casa da Morte, ele disse que o ex-deputado federal Rubens Paiva não passou por lá, mas admitiu ter visto Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, comandante da VAR-Palmares desaparecido em fevereiro de 1971.
— O Beto talvez tenha conhecido — informou.
Questionado novamente se os militantes da luta armada eram assassinados, ele respondeu:
— Se ele deu depoimento, mas a estrutura (da organização guerrilheira) não caiu, ele pode ter sofrido as consequências.
Autor do livro Memórias de uma Guerra Suja, o ex-diretor do DOPS Claudio Guerra confirmou a versão e o convocou a esclarecer a verdade. Leia trecho publicado no site do livro:
Claudio Guerra confirma revelações ao jornal O Globo do Coronel Malhães – o Doutor Pablo – e o convoca para ajudar na Comissão da Verdade.
O ex-delegado do DOPS disse também que esteve junto com Doutor Pablo na luta contra a esquerda, mas que agora é hora de ter a mesma coragem para contar a verdade.
Guerra diz que o Coronel Malhães ainda tem muita coisa para contar e se ele se deixar fotografar muitos ex-presos políticos vão reconhecê-lo.
“Faço um pedido ao Coronel para sentarmos e conversarmos já que ele não falou nada e tem muita coisa pra falar. Foi um grande passo e é efeito do livro Memórias de Uma Guerra Suja”, diz Guerra.
- Faço um pedido à Comissão da Verdade e ao coronel Manhães. Vamos sentar, conversar e ajudar a esclarecer a verdade. Agora nossa missão é essa! De 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário