> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Cerca de 1,4 milhão de crianças são obrigadas a trabalhar

terça-feira, 12 de junho de 2012

BRASIL: Cerca de 1,4 milhão de crianças são obrigadas a trabalhar

Aproximadamente 1,4 milhão de crianças entre 5 e 14 anos são obrigadas a trabalhar no Brasil, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (12/06), o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Elaborados com respaldo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com base no resultado do Censo nacional de 2010, esses dados foram apresentados hoje pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti).
Segundo o estudo, a maioria dessas crianças trabalha em zonas rurais, regiões geralmente marcada pela pobreza, por baixos níveis de escolaridade e pela inexistência de escolas e transporte adequados.
Nas áreas urbanas, as crianças trabalhadoras atuam no comércio das ruas, um fato que, segundo o FNPeti, deixa-as expostas às redes de tráfico de drogas e de outros tipos de ilegalidades.
Para celebrar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a OIT e o governo anunciaram nesta terça o início de uma campanha para erradicar "definitivamente" essas práticas, que incluirá uma mobilização para promover o ingresso das crianças ao sistema educacional.
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha será realizada em nível nacional e contará com respaldo de agentes sociais, do sistema educacional e da rede pública de saúde. "Acabar com o trabalho infantil em defesa dos direitos humanos e da justiça social" aparece como o lema desta campanha. Da EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário