> TABOCAS NOTICIAS : 27 DE JUNHO

quarta-feira, 27 de junho de 2012

27 DE JUNHO

DIA NACIONAL DO PROGRESSO - 27 DE JUNHO 

Em 27 de junho comemoramos o Dia Nacional do Progresso.

O Brasil apresenta um grande desenvolvimento, desde a proclamação da república em 1889 até os dias atuais. Ao longo dos anos, o país tem sido palco de excelentes transformações políticas e sociais, reconhecidas por todo o mundo. O fortalecimento da Indústria e os avanços tecnológicos beneficiam, cada vez mais, a população brasileira, que dispõe de uma melhora na qualidade de vida, mesmo não sendo, ainda, uma situação considerada ideal para todos.

É verdade que o Estado tem suas obrigações em relação ao progresso do país, porém não se pode esquecer da obrigação de cada cidadão em participar desse processo. Cada um deve exercer suas funções, tendo conhecimento de seus direitos e deveres.

Ordem e Progresso

A partir do momento de sua formação, "Ordem e Progresso" é o lema nacional da República Federativa do Brasil. A expressão é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Augusto Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim" (em francês L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but.). Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

A expressão é utilizada como lema na Bandeira Nacional, que fora idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e pintada pela primeira vez pelo artista Décio Villares.

"Ordem e Progresso" é também o título de um livro escrito por Gilberto Freyre, publicado em 1957 em que o autor discorre sobre a transição do regime monarquista ao republicano no Brasil. Leia tudo em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-nacional-do-progresso-27-de-junho.html

27 de Junho – Dia do Quadrilheiro Junino

Dia instituído pelo Projeto de Lei número 2207/07.
No Brasil a quadrilha é parte das comemorações chamadas de Festas Juninas. Um animador vai pronunciando frases enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas. Para alguns cientistas sociais, especialmente antropólogos, tal forma de entretenimento representa uma permanência do pensamento evolucionista muito em voga principalmente no século XIX, onde pessoas que residem em meios urbanos agem de forma estereotipada, zombando dos moradores de áreas rurais mesmo sem se darem conta.
Também chamada de quadrilha caipira ou de quadrilha matuta, é muito comum nas festas juninas. Consta de diversas evoluções em pares e é aberta pelo noivo e pela noiva, pois a quadrilha representa o grande baile do casamento que hipoteticamente se realizou. Esse tipo de dança (quadrille) surgiu em Paris no século XVIII.
A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do século XIX, principalmente no Rio de Janeiro, sede da Corte. Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música.
A sanfona, o triângulo e a zabumba são os instrumentos musicais que em geral acompanham a quadrilha. Também são comuns a viola e o violão.
Os ritmos juninos são: quadrilha, forró, baião, xaxado, fandango, xote, coco e vanerão. Fonte: CCJ / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário