> TABOCAS NOTICIAS : 08 DE JUNHO

sexta-feira, 8 de junho de 2012

08 DE JUNHO

DIA DO CITRICULTOR - 08 DE JUNHO

A citricultura no Brasil está ligada à própria história do país. Poucos anos após a descoberta do Brasil, entre 1530 e 1540, os portugueses introduziram as primeiras sementes de laranja doce nos Estados da Bahia e São Paulo. Devido às condições ecológicas favoráveis, as plantas produziram satisfatoriamente, a ponto de os frutos da laranja ‘Bahia’ serem reconhecidas ainda no Brasil Colônia como maiores, mais sucosos e de excelente qualidade do que os produzidos em Portugal.

Porém, somente a partir dos anos 30 do século passado, a citricultura começou a ser implantada comercialmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, tendo apresentado maiores índices de crescimento nos estados do Sudeste e Sul. A citricultura brasileira apresenta números expressivos que traduzem a grande importância econômica e social que a atividade tem para a economia do país.
A área plantada está próxima de 1 milhão de hectares e a produção de frutas supera 19 milhões de toneladas, a maior no mundo há alguns anos. O Brasil é o maior exportador de suco concentrado congelado de laranja cujo valor das exportações, juntamente com as de outros derivados, tem gerado cerca de 1,5 bilhão de dólares anuais.

Somente no estado de São Paulo, o setor citríco gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos. Responde, na Região Nordeste, por 9% da produção nacional, constituindo-se na segunda maior região produtora do país, com mais de 110.000 hectares cultivados e mais de 1,5 milhões de toneladas. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-citricultor-08-de-junho-laranja.html

8 de Junho – Dia Mundial de Luta Contra o Câncer de Cérebro – World Brain Tumor Day

O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer de Cérebro é uma iniciativa da  German Brain Tumor Association, associação alemã, celebrado anualmente no dia 8 de junho.
O câncer cerebral pode ser lesões ou massas expansivas que se originam dentro do crânio devido a multiplicação anormal das células. Os tumores cerebrais nem sempre se originam no cérebro, pois há um tipo de tumor que se origina nas membranas próximas ao mesmo, nos nervos cranianos, nas dobras cerebrais e ainda podem ser transmitidos pelo sangue quando acontece em determinado órgão e por metástase se espalha.
De desenvolvimento gradual, o tumor cerebral apresenta sintomas como ataque epilético, náuseas, vômitos, fraqueza, dificuldade em falar, alteração na coordenação motora, dificuldade em movimentar, sonolência, dor de cabeça, alterações de memória, alterações de personalidade, hipertensão intracraniana, lesão em área vital do cérebro, água no cérebro (hidrocefalia), inchaço e retenção de líquido próximo ao tumor.
Acredita-se que a maioria dos tumores que ocorrem no cérebro é fruto de metástase, ou seja, são originados em outros órgãos e migraram para o mesmo pelo sangue, porém, quando se manifesta diretamente no cérebro atinge principalmente pessoas do sexo masculino, de pele branca, com idade igual ou superior a 70 anos, com sistema imunológico debilitado, com história desse problema na família.
Para confirmar o problema, ou detectá-lo, os especialistas solicitam exames como tomografia computadorizada de crânio, ressonância magnética de crânio, biópsia, líquor e outros. Se confirmado, o procedimento mais utilizado é a remoção do tumor por meio da cirurgia e complementação do tratamento com quimioterapia e radioterapia.
A importância do descobrimento precoce do problema se manifesta na possibilidade de cura, pois o tratamento costuma ser mais eficaz quando o problema é descoberto e tratado precocemente.
The World Brain Tumor Day is an annual commemoration day, which is celebrated at the 8th of June. It was intiated in 2000 by the German Brain Tumor Association, whose members come from 14 different nations and lobby together for the interests of brain tumor patients. Among a lot of other projects, the World Brain Tumor Day is dedicated to persons, who lost their fight against the brain tumor as well as to patients, who are still fighting this battle. The aim is to get the awareness of the public for this quite unknown, but in the most cases lethal disease. Anybody can be faced with this diagnosis, but the cognition about the illness is rare: Because of the unfrequent incidence of brain tumors in comparison to other kinds of cancer, they are hardly noticed in the public. Fonte: FreeBase / Wikipédia / Mundo Educação

8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos – World Ocean Day

Em 1992, durante a Cimeira da Terra (Conferência do Rio) foi criado o Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia é uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a importância dos Oceanos para o equilíbrio ecológico da Terra e atualmente é um ponto chave no tema das alterações climáticas, muito em voga nos órgãos de comunicação social em todo o mundo.
Os Oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera desempenham um papel importante na configuração das condições climáticas que tornam a vida possível no nosso planeta. Os oceanos não são somente o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.
World Ocean Day was officially declared by the United Nations as June 8th each year beginning in 2009. The concept was proposed on 8 June 1992 by Canada at the Earth Summit in Rio de Janeiro, Brazil and it had been unofficially celebrated every year since then as World Ocean Day.
World Ocean Day is an opportunity every year to honor the world’s ocean, celebrate the products the ocean provides, such as seafood, as well as marine life itself for aquariums, pets, and also a time to appreciate its own intrinsic value. The ocean also provides sea-lanes for international trade. Global pollution and over-consumption of fish have resulted in drastically dwindling population of the majority of species.
Fonte: Caminhos do Conhecimento / EMAM / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário