> TABOCAS NOTICIAS

.

.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

ITABUNA-BA: Prefeitura inicia terraplanagem e manutenção da estrada para Mutuns

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 7, os serviços de terraplanagem e manutenção da estrada de acesso à Vila de Mutuns, na zona norte da cidade.

A execução de obras e serviços como terraplanagem, Operação Tapa-Buracos, pavimentação e saneamento são ações que precisam de períodos de estiagem para garantir a durabilidade e qualidade dos serviços.

Segundo o Superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, a equipe da terraplanagem já concluiu o trabalho de manutenção no acesso à Roça do Povo. Quanto à Operação Tapa-Buracos prossegue na Rua Campo Verde e em vias do Sarinha Alcântara.

União e PP discutem permanência no governo Lula e rumo para 2026

Cargos ocupados por indicações da federação alimentam divergências sobre rompimento ou continuidade na base
Foto: Reprodução/União Brasil
A federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, enfrenta um impasse sobre quando e como deve se posicionar em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O debate gira em torno da permanência no governo federal, especialmente diante das eleições municipais de 2024 e da disputa presidencial de 2026.

Segundo apuração do g1, há divergências internas sobre o melhor momento para discutir uma possível saída da base aliada.

Enquanto uma ala defende o rompimento imediato e a adoção de um discurso mais crítico ao Palácio do Planalto, outra prega cautela e sugere que a definição seja deixada para o próximo ciclo eleitoral.

O entrave passa principalmente pelos cargos ocupados por representantes da federação no governo. Atualmente, o União Brasil comanda três ministérios — Turismo (Celso Sabino), Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Góes) e Comunicações (Frederico Siqueira).

O PP, por sua vez, está à frente do Ministério do Esporte, com André Fufuca. Duas dessas nomeações são atribuídas à articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), que mantém diálogo próximo com o Planalto.

Relação com o governo Lula

Datafolha: só 33% acreditam que Brasil vencerá Copa do Mundo de 2026

Índice é o mais baixo desde 1994, mesmo com chegada de Ancelotti ao comando da Seleção Brasileira
Rodrigo Fernandes - bahia.ba/esporte
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A confiança do brasileiro na seleção nunca esteve tão em baixa às vésperas de uma Copa do Mundo. Levantamento do instituto Datafolha revela que apenas 33% da população acredita que o Brasil será campeão em 2026, menor índice já registrado desde o início da série histórica, em 1994.

O dado surge em um momento de transição na equipe, agora sob comando do técnico italiano Carlo Ancelotti. A menos de um ano do Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México, o torcedor parece cético quanto à possibilidade de o Brasil conquistar o hexacampeonato.

Queda de confiança
Na edição anterior, no Catar, 54% dos brasileiros apostavam na seleção. Antes disso, em 2018, eram 48%, número que já refletia os traumas de 2014, quando o Brasil foi goleado por 7 a 1 pela Alemanha em casa e depois perdeu o terceiro lugar para a Holanda.

Outro dado que chama atenção: 33% dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram opinar sobre quem será o campeão.

Este índice reforça o distanciamento emocional de parte do público com a Seleção Brasileira – uma equipe que já foi quase unanimidade nacional e hoje divide opiniões.

O pico de otimismo do torcedor foi registrado em 2006, quando 83% acreditavam no título antes da Copa do Mundo da Alemanha.

Desde então, a expectativa vem caindo gradualmente. Em 2010, era de 64%; em 2014, subiu para 68%; depois caiu para 48% em 2018 e 54% em 2022.

Agora, chega ao seu ponto mais baixo: um terço da população ainda acredita, os outros dois terços duvidam ou simplesmente preferem não opinar.

Pesquisa
O levantamento do Datafolha ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 136 municípios de todas as regiões do país, nos dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre os mais velhos, aqueles que assistiram aos tempos gloriosos do Brasil, o pessimismo é ainda maior. Já a nova geração aposta que a seleção pode surpreender sob o comando de Ancelotti.

Conta profissional detida é principal reclamação sobre redes sociais

Maioria dos processos é concluída com liberação da conta

Freepik
A maioria dos processos movidos por usuários de redes sociais tem relação com conta profissional suspensa e, em mais de 80% dos casos, o perfil é restabelecido após a judicialização. Os dados são da pesquisa “Decisões judiciais sobre o devido processo na moderação de conteúdo em redes sociais: como julgam os magistrados”, do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris). Isabella Cavalcante - correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília

O estudo analisou 191 decisões de cinco Tribunais de Justiça brasileiros envolvendo moderação de conteúdo em redes sociais. Os estados foram Amazonas, Bahia, Goiás, Paraná e São Paulo.

O principal dado destacado pelos pesquisadores é que 94,8% das ações dizem respeito a suspensão de alguma conta e, em 80,1% dos processos, elas são para uso profissional. Em 84,8% das situações, os juízes ordenaram o restabelecimento da página, normalmente com argumentações referentes a falta de transparência e de proporcionalidade das empresas donas das redes sociais, as chamadas big techs.

A regulamentação das plataformas esteve recentemente em pauta no Supremo Tribunal Federal. Apesar da conclusão dos ministros para tornar o artigo 19 do Marco Civil da Internet inconstitucional, os magistrados concordaram que existem lacunas no tema e cabe ao Legislativo esclarecer. O artigo determina que as plataformas só respondem por danos a terceiros em caso de ordem judicial.

Na pesquisa, esse problema ficou evidenciado: em 28,3% das decisões, não há uma base legal clara. Com isso, 92,7% dos juízes tiveram embasamento no direito ao devido processo para a moderação de conteúdo e ressaltaram a necessidade das plataformas atuarem de forma mais transparente, com notificações aos usuários, obrigação de fundamentação das decisões ou previsão de prazo para recurso.

“Não se trata de uma decisão desprovida de sentido ou coerência, mas chama a atenção o fato de que nenhum dispositivo legal é apontado como base para o resultado do julgamento. Há menções a dispositivos legais sobre competência, distribuição do ônus da prova e outras questões processuais, mas não a respeito do debate de fundo. Talvez a falta de uma norma legal específica sobre o assunto controvertido possa explicar essa opção por construir uma solução apenas com base na racionalidade jurídica, mas sem o amparo em um texto normativo vigente”, afirmou o estudo.

Normais mais citadas

Câmara acumula mais de 60 propostas que visam reformar o Judiciário

Levantamento aponta que maioria das PECs tem como foco mudanças no STF
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados tem, atualmente, ao menos 64 Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que sugerem alterações no funcionamento do Poder Judiciário. As iniciativas estão paradas em diferentes fases de tramitação e abrangem desde a estrutura interna da Justiça até mecanismos de controle externo.

O levantamento, feito pela CNN, mapeou todas as propostas em debate no Legislativo que buscam reformar a composição, o funcionamento e a organização do Judiciário, incluindo também órgãos como o Ministério Público e os Tribunais de Contas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) concentra o maior número de propostas. Ao menos 15 PECs têm como objetivo modificar critérios de escolha e nomeação dos ministros da Corte, limitar os mandatos ou alterar regras sobre sua atuação.

No entanto, segundo analistas ouvidos pela emissora, nenhuma dessas iniciativas representa, até agora, uma reforma estrutural profunda no sistema de Justiça.

Apesar da quantidade expressiva de projetos, a maior parte permanece sem avanço concreto, seja por falta de consenso político, seja pelo receio de tensionar as relações entre os Poderes.

Ainda assim, o tema continua em evidência, especialmente diante de críticas recentes ao protagonismo do STF em decisões de grande repercussão nacional.

As discussões em torno dessas propostas costumam ganhar força em momentos de atrito entre o Legislativo e o Judiciário, mas enfrentam resistência tanto dentro do Congresso quanto entre juristas e entidades de classe.

Vitória enfrenta o Confiança em jogo das quartas da Copa do Nordeste

Vitória enfrenta o Confiança, nesta terça-feira (8), no Barradão
Por Dinaldo dos Santos - aratuon
Treinamento do Vitória. Foto: Victor Ferreira | ECV
O Vitória enfrenta o Confiança, nesta terça-feira (8), pelas quarta de final da Copa do Nordeste. Mesmo com muita chuva, o Leão voltou a treinar neste domingo (6), em preparação para o duelo.

Nesta segunda-feira (7), à tarde, será encerrado os treinamentos para o time encarar a equipe sergipana. O técnico Thiago Carpini vai promover os últimos ajustes para definição do time e repassar a estratégia de jogo.

Ontem (6), os jogadores voltaram a ter contato com o gramado do Barradão, local do jogo desta terça, após a última partida disputada dia 12 de junho, antes da paralisação do Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de Clubes.

O Vitória informou que a agenda foi aberta com apresentação de vídeo. Na sequência, os jogadores seguiram para o Barradão.

Os atletas fizeram o aquecimento com o preparador físico Caio Gilli e depois realizaram as atividades sob a liderança do treinador. Primeiro, finalização com cruzamentos e duelos. Depois, tático 11 x 11 e, por fim, bola parada.

O atacante uruguaio Renzo López participou do aquecimento e do treino técnico junto com o grupo. Os outros que ficaram de fora dos trabalhos comandados por Carpini, realizaram treino em campo reduzido com o assistente Márcio Goiano.

O zagueiro Neris, por sua vez, fechou a semana de transição com a fisioterapia, e a partir desta segunda-feira o Núcleo de Saúde e Performance determinará nova etapa de atividades para o jogador que se recupera da lesão muscular.

IPIAÚ-BA: Mistério cerca morte de homem encontrado em carro acidentado; polícia investiga

Redes sociais
Um suposto acidente de trânsito ocorrido em Ipiaú ganhou contornos mais intrigantes após o resultado da necrópsia realizada no Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. A perícia confirmou que Lucas Dias Cardoso, de 35 anos, não morreu em decorrência da colisão do veículo, como inicialmente se imaginava, mas sim por um disparo de arma de fogo.

O corpo de Lucas foi encontrado após o carro que ele dirigia colidir violentamente contra um poste de energia elétrica, nas imediações da Travessa São Bartolomeu, no bairro Euclides Neto. O caso ocorreu na manhã da última terça-feira, 1º de julho, e desde então despertava dúvidas entre moradores que presenciaram ou souberam da cena.

A revelação de que a vítima foi atingida por um tiro na nuca altera completamente o rumo das investigações e transforma o caso, até então tratado como acidente, em uma suspeita de homicídio.

A Polícia Civil já iniciou os procedimentos para entender o que pode ter ocorrido momentos antes da batida. A principal hipótese agora é que o disparo tenha ocorrido dentro do próprio veículo, levando Lucas a perder o controle da direção. Via Ipiaú Online

Estudo foca prevenção da violência em relacionamentos entre homens gays

Pesquisa convida homens gays com histórico de violência em relacionamentos afetivo-sexuais para participar
Estudo convida para participação e oferece ainda psicoeducação (Imagem: Pixabay)
Uma pesquisa na área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está investigando a viabilidade de uma proposta de intervenção coletiva voltada à prevenção secundária - isto é, precoce - da violência em relacionamentos afetivo-sexuais entre homens gays. O objetivo é fortalecer a inteligência emocional, promover relações seguras, horizontais e afirmar positivamente a sexualidade.

"Estudos nacionais e internacionais apresentam que a população jovem lésbica, gay e bissexual apresenta maior risco de experiência de vitimização em violência em relacionamentos afetivo-sexuais comparado com jovens heterossexuais", explica a mestranda Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar Renita de Cássia dos Santos Freitas, responsável pelo estudo. "Para homens gays, o estresse de minoria tem um impacto importante na forma como lidam com situações de violência nos relacionamentos. Esse estresse adicional acontece por conta de vivências ligadas à orientação sexual, como a expectativa e o medo de rejeição nas situações sociais, a pressão interna e externa para esconder quem se é, o preconceito sofrido no dia a dia e a internalização de forma negativa sobre sua identidade sexual. Nesses casos, pode surgir o que se chama de duplo armário. A primeira dificuldade é assumir publicamente que está em um relacionamento com outro homem. A segunda é falar que está sofrendo violência nesse relacionamento. Esse silêncio pode trazer culpa, vergonha e medo de ser julgado, além de dificultar a busca por ajuda, seja com amigos, família, profissionais de saúde ou apoio jurídico."

Convite para participação
Estão sendo convidados como voluntários da pesquisa homens gays, com 18 anos ou mais, de qualquer região do Brasil, com histórico de violência em relacionamentos afetivo-sexuais - nos mais diversos modelos e formas de se relacionar como, por exemplo, em ficadas sem compromisso, monogâmicos, não monogâmicos, a distância, relações virtuais ou uniões estáveis. A pesquisa oferece psicoeducação principalmente sobre Inteligência Emocional. Para participar, basta responder ao formulário disponível em https://forms.gle/ZtWZFUbq2snpttpWA. Todas as informações fornecidas no questionário são sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins científicos.

Importância de espaços psicologicamente seguros

Artista faz protesto pelo fim abate de milhares de jumentos exportados para a China: risco de extinção

Rinaldo de Oliveira - SNB
O protesto do artista David Ferreira, do Ceará, contra o abate de jumentos no Nordeste, já foi visto mais de 1,4 milhão de vezes no TikTok.  
Fotos: @meninoquesepinta/ Getty Images
Um vídeo impressionante do protesto de um artista, pedindo o fim do abate de milhares jumentos exportados para a China, chamou a atenção para a matança dos animais no nordeste do Brasil, que já correm risco de extinção.

O rebanho, que somava 1,37 milhão de animais em 1999, caiu para cerca de 78 mil em 2025, de acordo com dados da FAO, IBGE e Agrostat. Restam apenas 6 jumentos para cada 100 que existiam há três décadas e isso coloca o Brasil no caminho da extinção da espécie nos próximos anos, se nada for feito.

O artista David Ferreira, de 29 anos, morador de Crato, no Ceará, contou em entrevista ao Só Notícia Boa que o protesto em forma de pintura, ao som de Luiz Gonzaga, foi sério e demorado, mas está surtindo efeito: “Levei 13 horas para fazer. O vídeo tá repercutindo muito no Tiktok. Já tá com 1,4 milhão [de visualizações]. Seria legal se esse vídeo chegasse a outros lugares”, disse.

O massacre dos jumentos no Nordeste
Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuáriua (MAPA), nos últimos 30 anos, o Brasil perdeu 94% de sua população de jumentos. 248 mil animais foram abatidos entre 2018 e 2024, principalmente na Bahia, estado que concentra os três frigoríficos autorizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) para este tipo de atividade.

O Deputado Federal Célio Studart (PSD- CE), que pediu o vídeo ao artista, falou ao SNB da barbaridade feita com os animais: “Os jumentos estão correndo sério risco de extinção no Brasil, principalmente por conta da exploração comercial feita por empresários, muitas vezes com o aval do próprio governo. Essa prática envolve a captura ou compra dos animais, transporte irregular, confinamento e abate para exportação da pele — usada na fabricação do ejiao, um produto da medicina tradicional chinesa”. revelou.

“Eles são submetidos a maus-tratos graves: ficam sem acesso a água, comida, cuidados veterinários e às mínimas condições que sua espécie precisa. É comum que animais doentes, filhotes e fêmeas prenhes acabem morrendo nesse caminho cruel. Estamos falando de uma espécie única, parte da nossa identidade cultural, especialmente no Nordeste, e que corre sério risco de desaparecer”, alertou.

Abates denunciados
No mês passado, o 3º Workshop Internacional – Jumentos do Brasil: Futuro Sustentável”, denunciou a mortandade de jumentos em Maceió (AL).

O evento, organizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), teve apoio da ONG britânica The Donkey Sanctuary.

Lá, foi lançado o relatório internacional “Stolen Donkeys, Stolen Futures” (Burros roubados futuros roubados, em tradução livre). E também a campanha global Stop The Slaughter (“Parem o Abate”).

Projetos de Lei
Pelo menos dois projetos de lei estão tramitando para tentar proibir o abate de jumentos no país.

O PL nº 2.387/2022, está no Congresso Nacional e já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.

O outro, o PL nº 24.465/2022, corre na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele foiu aprovado na CCJ e aguarda votação em plenário.

“Na minha atuação como presidente da Frente Parlamentar dos Direitos dos Animais e vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente, estamos trabalhando para mudar essa realidade. Queremos aprovar projetos que instituam uma data nacional de proteção e valorização do jumento, além de proibir a venda de sua pele e de outros produtos derivados”, disse o Deputado Célio Studart.

Pessoas indignadas
Nas redes sociais, muita gente que não sabia da matança de jumentos no Norderste, ficou indignada.

O vídeo do David Ferreira, repostado neste domingo, 6, no Instagram do Só Notícia Boa, deixou muita gente chocada, que também parabenizou o artista por emprestar seu rosto e talento para algo tão importante. Leia tudo no sonoticiaboa

Acidente na BA-001, entre Ilhéus e Itacaré, deixa mortos e feridos

Fotos: Redes Sociais
Um grave acidente envolvendo ao menos seis veículos foi registrado na noite deste domingo (6), por volta das 20h, na rodovia BA-001, em Serra Grande, distrito do município de Uruçuca, no sul da Bahia. A colisão resultou em mortes e vários feridos, alguns em estado grave.

Segundo informações preliminares, dois homens, identificados apenas como Valnei e Robson, morreram no local. Imagens registradas por internautas e divulgadas nas redes sociais mostram a gravidade da tragédia, com vítimas presas às ferragens e feridos espalhados pela pista.

De acordo com os relatos, uma caminhonete modelo F-350 colidiu com dois carros de passeio. Em seguida, outros três veículos também se envolveram no acidente, num efeito em cadeia causado pela impossibilidade de desvio a tempo.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram socorro às vítimas e encaminharam os feridos ao Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Entre os hospitalizados em estado grave está o motorista da caminhonete.

A BA-001 é uma das principais vias da região, ligando os municípios de Itacaré e Ilhéus, e costuma ter tráfego intenso, especialmente nos fins de semana. O trânsito ficou parcialmente interditado durante o atendimento à ocorrência, com atuação da Polícia Rodoviária Estadual para controlar o fluxo e auxiliar nas operações de resgate. As causas do acidente estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. *Com informações do Verdinho Itabuna

Mulher morre após cair quase 100 metros durante rapel em MG

Vítima praticava atividade com grupo de amigos experientes
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Por: Metro1 
Uma mulher de 36 anos morreu após cair enquanto praticava rapel na Pedra do Elefante, em Andradas, no sul de Minas Gerais, neste sábado (5). A vítima foi identificada como Daiane Marques. O acidente ocorreu durante a descida da montanha, quando restavam 93 metros até a base. As causas da queda ainda não foram esclarecidas.

Segundo relato ao Corpo de Bombeiros, o grupo era formado por três praticantes experientes da atividade, que haviam saído do estado de São Paulo para realizar a trilha. Daiane foi arremessada contra as rochas e a vegetação na parte inferior da serra.

A equipe de resgate percorreu cerca de 6 km por trilhas de mata fechada até localizar o corpo, que já foi encontrado sem sinais vitais. O transporte foi feito com auxílio de uma funerária, posicionada em um ponto de acesso da trilha.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Poços de Caldas. A Polícia Civil abriu investigação para apurar as circunstâncias do acidente e a possível falha técnica ou humana no procedimento de descida.

Botox falso quase tira a vida de mulheres no Reino Unido

Aplicações feitas por esteticista sem licença causaram botulismo e levaram vítimas à UTI
Reino Unido – O que parecia um bom negócio quase custou a vida de Kaylie Bailey, de 36 anos, no Reino Unido. A mãe de três filhos pagou £75 (cerca de R$ 556) para receber o que acreditava ser botox, mas acabou contraindo botulismo. O produto aplicado era uma toxina botulínica sul-coreana sem licença para uso no país. Kaylie teve parada cardíaca, ficou dias na UTI e hoje convive com as marcas da tragédia, como o uso de um tapa-olho enquanto se recupera.

Mais vítimas da mesma esteticista
Outra mulher, Paula Harrison, de 54 anos, também sofreu as consequências após ser atendida por Gemma Gray, dona do negócio Belissimo Aesthetics. Assim como Kaylie, ela acreditava estar fazendo um procedimento seguro, mas precisou ser hospitalizada às pressas com dificuldade para comer e respirar. As duas foram tratadas com antitoxina botulínica, medicamento essencial para conter os efeitos da toxina.

A irresponsabilidade por trás das aplicações
A esteticista oferecia o produto ilegal dizendo se tratar de um “novo tipo de botox”. Cobrava valores bem abaixo dos praticados no mercado, atraindo clientes que buscavam economizar. Segundo as autoridades, ela aplicou um produto proibido no Reino Unido, cometendo crime ao fornecer uma substância não aprovada. O caso gerou alerta nacional e reforçou a necessidade de fiscalizar e denunciar esse tipo de prática.

Um alerta para quem busca estética a qualquer custo
As vítimas relatam o sentimento de terem sido enganadas e o trauma de quase perderem a vida em nome da estética. Os relatos reforçam a importância de escolher profissionais qualificados e produtos legalizados. O barato pode sair caro e colocar em risco o bem mais precioso: a própria vida. Fonte: BBC

Sabe quem disse que iria taxar os super-ricos?

Paulo Guedes, ex-ministro de Bolsonaro, defendia medida igual à proposta atual de Lula
Brasília – DF – Um vídeo resgatado pelo jurista Lenio Streck neste sábado (5) chamou atenção nas redes sociais. Nele, Paulo Guedes, ex-ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro, aparece defendendo a taxação dos super-ricos, exatamente como o presidente Lula busca aprovar agora no Congresso.

Na fala, Guedes afirma: “Nós estamos deixando subir um pouco o Imposto de Renda, que é justamente onde você pega, que é progressivo. Falta corrigir a tabela do Imposto de Renda? Falta, falta isentar mais. Mas aí, você tem que pegar lá em cima, entendeu? A turma do segundo andar”.

O ex-ministro ainda destaca que 60 mil pessoas, na época, receberam R$ 300 bilhões e pagaram zero de imposto. E completa: “Não tô falando de banqueiros. É mais do que isso. É mega-bilionários. Você não tem vergonha de ser rico. Você tem que ter vergonha de não pagar imposto. Se um funcionário seu paga 27,5%, por que você paga zero?”.

A lembrança viralizou e reacendeu o debate sobre a taxação dos mais ricos, medida que hoje enfrenta forte resistência no Congresso. O vídeo está circulando no X (antigo Twitter) e pode ser conferido no perfil de Lenio Streck. O tema divide opiniões e segue no centro das discussões econômicas do país.

Botafogo acerta a contratação Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti como técnico do time

Auxiliar do pai nos últimos anos, Davide Ancelotti vai estrear na carreira de treinador
Foto: Helios de la Rubia/Real Madrid CF
O Botafogo acertou a contratação de Davide Ancelotti para comandar o time. A informação foi publicada pelo site ge.globo. Trabalhando como auxiliar do pai, Carlo Ancelotti, nos últimos anos em clubes e também na Seleção Brasileira, o italiano vai estrear na carreira de treinador.

Aos 35 anos, Davide é esperado no Rio de Janeiro para assumir o comando do Fogão ainda nesta semana. O clube alvinegro está sem técnico desde o dia 29 de junho quando demitiu Renato Paiva 48 horas após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes.

Davide começou a trabalhar com Ancelotti em 2012 e atuou como auxiliar no Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid, antes da chegada na Seleção Brasileira no final de maio. Ele estava de férias na Europa, mas apesar de apresentar ao Alvinegro durante a semana, não vai comandar o time no clássico contra o Vasco, marcado para o próximo sábado (12), no retorno do Campeonato Brasileiro. O Fogão será dirigido pelo auxiliar permanente Cláudio Caçapa.

Davide Ancelotti é o sétimo treinador da era SAF do Botafogo, desde venda do departamento de futebol no final de 2021. Em média, a nova diretoria troca o comando do time a cada seis meses. Luís Castro foi o único técnico desse período a superar um ano no cargo. O português foi contratado em março de 2022 e deixou o clube em junho do ano seguinte ao aceitar a proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Na temporada de 2025, o Botafogo está nas oitavas de final da Copa do Brasil, onde encara o Red Bull Bragantino, e nas oitavas da Libertadores, para o confronto contra a LDU. No Brasileirão, o Fogão é o oitavo colocado na tabela de classificação com 18 pontos.

Davide Ancelotti seguirá na Seleção Brasileira?
Na Seleção, Davide Ancelotti não tem contrato fixo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assim como outros auxiliares, ele trabalha na função como colaborador por convocação e, por isso, nem mora no Brasil. O time Canarinho volta a se reunir somente no mês de setembro para enfrentar o Chile, em casa, pela 17ª rodada, a Bolívia, como visitante, pela 18ª jornada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. As duas partidas ainda não tem data, horário e local definidos. Já classificado para o Mundial, o selecionado é o terceiro colocado na tabela com 25 pontos.

Senado pode votar projeto que legaliza bingos, cassinos e jogo do bicho no Brasil nesta terça (8)

Projeto já é debatido em Brasília há mais de três décadas, conta com apoio de partidos da base do governo Lula e enfrenta forte resistência da bancada evangélica
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Após mais de três décadas de debates, o Senado pode votar já nesta terça-feira (8) o projeto de lei que legaliza a exploração de bingos, cassinos, jogo do bicho e outras modalidades de apostas atualmente proibidas no Brasil. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 2022 e ganhou um novo impulso com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e do relator, o senador Irajá Abreu (PSD-TO).

Segundo matéria do InfoMoney, o texto enfrenta forte resistência da bancada evangélica, especialmente do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em junho do ano passado, por margem apertada: 14 votos a 12. Na época, Alcolumbre articulou a substituição temporária de senadores no colegiado para garantir maioria favorável ao texto.

A legalização dos jogos ainda prevê autorizações para o funcionamento de bingos em estádios e casas dedicadas, jogo do bicho, turfe (corridas de cavalos) e cassinos integrados a resorts ou embarcações.

A proposta conta com o apoio de partidos da base do governo Lula, como PT, PSD, União Brasil e PP. Também é defendida pelo ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), como medida de fomento à economia e ao turismo, e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que aponta a regulamentação como um meio para atrair investimentos, gerar empregos e combater o mercado ilegal.

Além disso, um intenso lobby cerca o avanço do projeto, com participações de empresários que antecipam uma arrecadação com os tributos. O próprio senador Irajá viajou em 2020 a Las Vegas para conhecer o modelo americano e dialogar com representantes da Las Vegas Sands, gigante do setor fundada por Sheldon Adelson.

Críticos do projeto, por outro lado, apontam os possíveis efeitos sociais da legalização
Apesar do forte apoio, a tentativa de votar o projeto no plenário ainda no final de 2024 foi frustrada por falta de consenso. Agora, com o recesso parlamentar se aproximando, Alcolumbre voltou a sondar os parlamentares e trabalha para que o projeto seja aprovado até meados de julho.

Mercado projeta redução da inflação e vê subida do PIB, diz boletim Focus

Expectativa do IPCA é de 5,18% no final de 2025, abaixo da previsão que era de 5,20% na pesquisa anterior
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) reduziram a inflação de 2025. De acordo com o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (7), a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, é de 5,18% ao final deste ano, abaixo de 5,20% da pesquisa anterior.

A meta perseguida pelo BC é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para 2026, a expectativa dos economistas permanecem em 4,50%.

Em relação ao dólar, o Focus desta segunda trouxe a manutenção na expectativa do preço para R$ 5,70 no final de 2025, e redução para R$ 5,75 em relação aos R$ 5,79 da semana passada para a projeção de 2026.

Produto Interno Bruto
Além do IPCA, o boletim Focus também trouxe a projeção do mercado para o Produto Interno Brasileiro (PIB). A expectativa dos economistas é que ele suba 2,23% neste ano, acima da previsão de crescimento de 2,21% na semana anterior.

Para 2026, a projeção de expansão econômica é de 1,86%, ligeiramente abaixo do projetado de alta que foi de 1,87% da semana passada.

Homem é decapitado por dívida de R$ 105 na Bahia; suspeito é preso

Um homem foi preso após confessar ser autor do assassinato de José Fernando Almeida de Oliveira Nunes, de 46 anos, encontrado decapitado e com marcas de facadas na casa onde morava no bairro Gabriela, na cidade de Feira de Santana, situada a 115 km de Salvador. O caso aconteceu do último sábado, 6.  por Forte na Noticia

O suspeito que não teve identidade revelada, de 31 anos, foi detido em flagrante pela Polícia Militar (PMBA) pouco depois de cometer o homicídio. Ele justificou ter cometido o crime depois de uma discussão motivada por uma dívida de R$ 105.

De acordo com a Polícia Civil (PCBA), o corpo de José Fernando foi deixado na residência onde ele vivia e sua cabeça foi achada na frente de outro imóvel, no mesmo bairro. Uma faca de serra usada no crime foi apreendida.

Depois de confessar o homicídio, o suspeito foi encaminhado para o sistema prisional, onde segue à disposição do Poder Judiciário. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios (DH/Feira de Santana).

Trump ameaça países alinhados ao Brics com tarifa adicional de 10%

A ameaça de Trump ocorreu ao mesmo tempo em que ocorre a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, que termina nesta segunda-feira (7)
Estadão Conteúdo
Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou os países ligados ao Brics com uma tarifa adicional de importação de 10%. “Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será submetido a uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção a este assunto!”, escreveu o republicano na rede Truth Social na noite deste domingo (6).

A ameaça de Trump ocorreu ao mesmo tempo em que ocorre a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, que termina nesta segunda-feira (7). No encontro, os países integrantes do bloco sinalizaram “sérias preocupações” com as medidas protecionistas e unilaterais de comércio, em referência à guerra tarifária deflagrada pelo presidente americano, sem citá-lo nominalmente.

Prazo para solicitar isenção da taxa do CNU 2025 termina nesta terça-feira

A segunda edição do concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos públicos federais
Imagem: divulgação
Interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025 têm até às 23h59 desta terça-feira (8) para realizar o pedido.

A solicitação deve ser feita exclusivamente no sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pelo certame, utilizando o login da conta Gov.br. A segunda edição do concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos públicos federais.

A taxa de inscrição tem valor único de R$ 70, válida para cargos de nível médio e superior. Para quem não conseguir a isenção, o pagamento deve ser efetuado até o dia 21 de julho. Já os candidatos que buscam gratuidade precisam anexar a documentação comprobatória no mesmo sistema de inscrição.

Conforme o edital do CPNU 2025, têm direito à isenção pessoas com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde, bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e aqueles que possuem financiamento estudantil pelo Fies. A retificação recente do edital dispensou os inscritos no CadÚnico de informarem o NIS no momento do pedido.

Para candidatos vinculados ao Prouni ou Fies, basta selecionar a opção correspondente no ato da inscrição. Já os doadores de medula óssea precisam enviar comprovante com data da coleta e assinatura do órgão emissor, além de documento de identidade com foto. Os arquivos devem estar nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB.

BA: Chuvas intensas<> Maragogipe, São Felipe, São Félix e região seguem em alerta nesta segunda-feira

Municípios em alerta incluem diversos polos do Recôncavo e do Litoral Baiano
por Reizimare Lordelo - fortenanoticia
Imagem: divulgação
Maragogipe, São Felipe, São Félix, e outras cidades da região do Recôncavo e Baixo Sul da Bahia estão entre os mais de 70 municípios sob alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira (7), segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até às 10h e abrange áreas tanto do litoral quanto do interior do estado, com previsão de fortes precipitações que podem causar alagamentos e deslizamentos.

De acordo com o Inmet, os volumes de chuva devem variar entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm em um único dia. A partir de 10 mm/h, a chuva já é considerada forte, o que eleva o risco de transtornos, especialmente em regiões com histórico de desastres naturais ou infraestrutura deficiente.

Na capital Salvador, bairros como Barro Duro, São Marcos e Brotas já registraram mais de 100 mm de chuva acumulada nas últimas 72 horas. Em razão disso, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) mantém regime de plantão. A população é orientada a evitar exposição ao mau tempo, ficar atenta a sinais de movimentação de terra e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.

Os números de emergência seguem disponíveis: 199 (Codesal) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Municípios em alerta incluem diversos polos do Recôncavo e do Litoral Baiano
Além de Santo Antônio de Jesus e Itaparica, estão sob aviso cidades como Vera Cruz, Maragogipe, Muniz Ferreira, Nazaré, Salinas da Margarida, São Félix, São Felipe, Dom Macedo Costa, Laje, Valença, Taperoá, Ituberá, Camamu, Cairu, Ubaitaba e Uruçuca.

Australiana é declarada culpada por matar parentes com torta de cogumelos venenosos

A defesa de Erin argumenta que se tratou de um acidente, mas o júri, por unanimidade, entendeu que os convidados foram envenenados propositalmente
Estadão Conteúdo
Foto: Pixabay
A australiana Erin Patterson, de 50 anos, foi declarada culpada nesta segunda-feira (7) pelo assassinato dos sogros e da tia do marido após, intencionalmente, servir aos parentes um almoço com cogumelos venenosos. O júri chegou ao veredicto após seis dias de deliberação. A sentença de Patterson ainda será anunciada – e ela pode ser condenada à prisão perpétua.

O crime aconteceu em 2023. Três dos quatro convidados de Erin (os sogros Don e Gail Patterson, e a irmã de Gail, Heather Wilkinson) morreram no hospital após comerem tortas individuais de carne com cogumelos preparadas por ela. A mulher foi também considerada culpada por tentar matar Ian Wilkinson, marido de Heather, que sobreviveu.

A defesa de Erin argumenta que se tratou de um acidente, mas o júri, por unanimidade, entendeu que os convidados foram envenenados propositalmente. A promotoria do caso não apontou a motivação do crime, mas destacou as tensões no casamento de Erin e Simon Patterson, o ex-marido, que não compareceu ao almoço apesar de ter sido convidado.

Mais de 50 pessoas foram ouvidas ao longo das nove semanas de julgamento. A receita da torta, originalmente servida como um prato único, foi preparada em porções individuais. Para a promotoria, a mudança foi feita para adicionar os cogumelos venenosos à receita, mas Erin diz que não encontrou os ingredientes para preparar a receita original. Com informações de Associated Press.

Definições da semifinal da Série B do Baiano ficam para os jogos de volta

Flu de Feira x Bahia de Feira e Galícia x Itabuna empataram na abertura dos confrontos
Foto: Valder Silva/Ascom Galícia
A definição dos dois finalistas da Série B do Campeonato Baiano ficou para os jogos de volta dos confrontos da semifinal que acontecerão no próximo final de semana. No último sábado (5), Fluminense de Feira e Bahia de Feira empataram em 1 a 1, enquanto Galícia e Itabuna não saíram do 0 a 0, neste domingo (6). Os quatro times também brigam pelas duas vagas de acesso à Série A estadual de 2026.

No jogo disputado no Joia da Princesa, o Bahia de Feira ficou um jogador a mais desde o sete minutos com a expulsão de João Grilo, do Flu de Feira, ao morder o braço de Patrick. Com a vantagem numérica, o Tremendão abriu o placar com Wallace, nos acréscimos do primeiro tempo. Mas o Touro do Sertão reagiu no início da etapa complementar e Luan deixou tudo igual aos cinco minutos.

Já Galícia e Itabuna fizeram um jogo equilibrado na Arena Cajueiro, com muitas chances criadas por ambos os lados, mas não sem conseguir balançar as redes.

Bahia de Feira e Flu de Feira decidem a vaga na final no próximo sábado (12), às 15h, na Arena Cajueiro. Enquanto Itabuna e Galícia definem o confronto no domingo (13), às 15h, no Joia da Princesa.

Acesso à primeira divisão do Baiano
Quem vencer o jogo de volta do confronto avança para a final da Segundona estadual, enquanto um novo empate leva a disputa para os pênaltis. Os dois finalistas garantem o acesso à elite do futebol baiano em 2026.

BA: Motorista morre e irmão fica ferido após ataque contra turistas que chegavam em Porto Seguro

Foto: Reprodução / Radar News
Um homem, de 30 anos, morreu e o irmão dele, de 22, ficou ferido durante um ataque a tiros na madrugada desta segunda-feira (7) em um trecho da BR-367 de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Segundo o Radar News,  os dois faziam parte de um grupo de turistas que tinha saído de São Paulo em direção a Porto Seguro.

Já na altura do distrito de Pindorama, os ocupantes do carro foram surpreendidos por uma caminhonete atravessada na pista. Homens armados, usando coletes, estavam posicionados ao lado do veículo. O motorista do carro, Robert Pereira Silva, pensou que fosse uma abordagem policial.

Ao perceber que era uma tentativa de roubo, tentou dar marcha à ré. Foi quando os criminosos passaram a atirar contra o veículo dos turistas. Um dos passageiros, padrasto de Robert e investigador da Polícia Civil de São Paulo, reagiu e disparou contra os suspeitos, que fugiram. No tiroteio, Robert foi atingido na cabeça, e o irmão, baleado de raspão no rosto.

O padrasto do condutor assumiu o volante e levou os dois ao Hospital Luís Eduardo Magalhães. No entanto, Robert não resistiu e foi a óbito. A autoria e a motivação do crime devem ser apuradas pela delegacia de Porto Seguro.

domingo, 6 de julho de 2025

Estudo revela que raiva diminui nas mulheres após os 50 anos

Estudo. Mulheres passam a controlar melhor raiva à medida que envelhecem
 por Sofia Robert - noticiasaominuto
© Shutterstock
Este novo estudo, publicado na quarta-feira, envolveu mais de 500 mulheres, com idades compreendidas entre os 35 e os 55 anos, com o objetivo de examinar a influência do envelhecimento e das fases do envelhecimento reprodutivo nos relatos de raiva das mulheres.

Um novo estudo científico concluiu que os traços de raiva em mulheres descem significativamente com a idade, e a partir da meia-idade. Os resultados do estudo foram publicados na Menopause, a revista científica da Menopause Society na quarta-feira, 2 de julho.

A raiva é definida como um antagonismo em relação a alguém ou a algo, frequentemente acompanhado de uma propensão para o exprimir de forma indiscriminada. O que é diferente da hostilidade, que se refere a uma emoção que provoca medo, explica o EurekAlert!.

Desde 1980 que se tem estudado a raiva e as implicações que tem para a saúde nas mulheres de meia-idade, como hipertensão e doença das artérias coronárias.

Um estudo mais aprofundado sobre as mulheres e as doenças cardíacas revelou que o aumento do traço de raiva (propensão para a raiva) estava associado a um aumento da pressão arterial sistólica e diastólica durante um período de três anos. Leia tudo no noticiasaominuto

WhatsApp deixa de funcionar em 16 modelos de celular a partir de julho

Com a decisão, dispositivos afetados não poderão mais acessar o app nem baixá-lo nas lojas oficiais
Foto: Pexels
O WhatsApp passou a suspender o funcionamento em 16 modelos de celulares antigos que já não atendem aos requisitos técnicos para rodar as versões mais recentes do aplicativo. A medida entrou em vigor na terça-feira, 1º de julho, e atinge aparelhos com sistema operacional Android abaixo da versão 5.0 e iPhones com iOS inferior ao 15.1.

Com isso, os dispositivos afetados não poderão mais acessar o app nem baixá-lo nas lojas oficiais. Também deixam de receber atualizações de segurança e desempenho.

Segundo a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, a decisão segue uma política de atualização contínua com foco em segurança digital. A recomendação aos usuários foi clara: quem ainda estiver utilizando um desses aparelhos deve considerar a troca por um modelo mais recente ou, no mínimo, atualizar o sistema operacional, quando possível. O backup das conversas foi aconselhado antes da desativação definitiva.

Ainda de acordo com a Meta, o número de usuários impactados é pequeno, já que a maioria dos aparelhos já está fora do mercado há mais de uma década.

Veja os modelos que perderam o suporte ao WhatsApp:
Samsung
 Galaxy S3 – Galaxy S4 Mini – Galaxy Note 2
Motorola
Moto G (1ª geração) – Moto E (2014) – Razr HD
Sony 
Xperia Z – Xperia SP – Xperia T – Xperia V
LG
Optimus G – Nexus 4 – G2 Mini
Apple
iPhone 5 – iPhone 5c – iPhone 6 (sem atualização além do iOS 12)

Novo medicamento pode transformar tratamento da hipertensão pulmonar

Estudo com coautoria da USP mostra eficácia de fármaco já aprovado nos EUA e Europa
Foto: Freepik
Um estudo clínico internacional publicado no The New England Journal of Medicine testou o medicamento Sotatercept em pacientes com hipertensão arterial pulmonar (HAP), doença rara e grave que afeta os vasos dos pulmões. Segundo o professor Rogério de Souza, da USP, a droga reduziu em 76% o risco de hospitalização, transplante ou morte em pacientes de alto risco.

A HAP atinge principalmente mulheres entre 40 e 50 anos e, sem tratamento, tem alta taxa de mortalidade. O medicamento, aprovado por agências dos EUA (FDA) e da Europa (EMA), já é usado por milhares de pacientes.

No Brasil, foi registrado pela Anvisa em 2024, mas ainda não está disponível no SUS. O tratamento é feito por injeção subcutânea a cada três semanas e tem alto custo.  Por: Metro1 

Porque Tony Tornado decidiu voltar às novelas aos 95 anos: “me desenterraram”

Monique de Carvalho - SNB
Tony Tornado mostrou toda vitalidade aos 95 anos e amou estar de volta às novelas
 Foto: reprodução redes sociais
A volta de Tony Tornado às novelas, esta semana, em Êta Mundo Melhor, na TV Globo, aos 95 anos, mostra que talento não envelhece.

O ator e cantor veterano interpreta na trama o radialista Lúcio, personagem cheio de história e emoção. A novela é uma continuação do sucesso Êta Mundo Bom (2016), de Walcyr Carrasco, e é exibida na faixa das 18h.

Tony disse que aceitou o convite porque é um reencontro dele com seu público e brincou: “Me desenterraram. Ah, que coisa horrorosa [de dizer], mas foi bom, eu estou feliz da vida”, contou aos risos.

Papel inédito
O personagem Lúcio, interpretado por Tony, é dono da Rádio Paraíso, um ambiente que esconde mistérios do passado e também grandes afetos. Lúcio foi apaixonado por Margarida (Nívea Maria), com quem vive um reencontro importante na trama. Além disso, é uma figura essencial na trajetória de Dita, personagem vivida por Jennifer Nascimento.

Para o ator, o papel é ainda mais especial por trazer algo inédito na carreira dele.

“Apesar de estar na minha área da radiofonia, de qualquer forma, eu nunca tinha feito um personagem desse, ainda mais numa novela do Walcyr, que eu sempre tive muita vontade de fazer”, revelou em entrevista publicada pelo Pipoca Moderna.

Mesmo sendo um homem firme no comando da rádio, Lúcio demonstra um lado doce e generoso ao ajudar Dita em sua carreira. A relação dos dois promete emocionar os telespectadores.

Início da carreira
Tony Tornado começou a carreira musical nos anos 1960, quando seu nome artístico era Tony Checker. Ele dublava e dançava no programa Hoje é Dia de Rock.

Nos anos 1970 ficou conhecido em todo o Brasil, já como Tony Tornado, quando venceu o Festival Internacional da Canção com a música “BR-3”, ao lado do Trio Ternura.

Após o festival, ele se firmou com um estilo único que mistura soul, funk e ritmos brasileiros.Em 1972 estourou com o rit Podes Crê Amizade e segue até hoje fazendo shows, cinema e tv.

Homenagens e admiração pelo elenco

Comissão da Câmara aprova projeto para proteger crianças na internet

Proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecer regras sobre o compartilhamento de imagens e informações pessoais de menores
Foto: Chico Ferreira
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 4776/2023, de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), que trata da proteção da imagem e da privacidade de crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecer regras sobre o compartilhamento de imagens e informações pessoais de menores por pais e responsáveis em redes sociais e plataformas online.

O projeto, relatado pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), foi aprovado na forma de um substitutivo que incorporou sugestões de outros textos apensados, mas manteve a essência da proposta original apresentada por Lídice: garantir o direito à privacidade de crianças e adolescentes e assegurar mecanismos para a remoção de conteúdos que possam causar danos à sua integridade física, psíquica ou moral.

Entre os principais pontos do projeto estão: a exigência de consentimento dos dois responsáveis legais para a publicação de imagens e dados pessoais de crianças e adolescentes nas redes; o reconhecimento do direito ao esquecimento digital para jovens a partir dos 16 anos

Juiz garante tratamento a gestante de risco após rescisão de plano coletivo

Usuária foi notificada sobre o cancelamento na 20ª semana da gestação
Mesmo ao exercer regularmente o direito à rescisão unilateral de plano de saúde coletivo, a operadora deve assegurar a continuidade dos serviços para os usuários que estiverem em tratamentos médicos necessários para a manutenção de sua segurança física, o que inclui mulheres em gestações de risco.

Com esse entendimento, a 1ª Vara de Guararapes (SP) anulou o cancelamento do plano de saúde de uma mulher grávida, determinou a manutenção do mesmo, nas mesmas condições de cobertura e preço, por pelo menos seis meses após o parto e condenou as empresas responsáveis ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 5 mil.

O juízo decidiu ao analisar uma ação de nulidade de cancelamento combinada com obrigação de fazer e pedido de indenização da gestante contra a operadora do plano e a empresa responsável pela assistência médica. Veja tudo na conjur

Hugo Motta vira principal alvo de críticas após atrito entre poderes: ‘Congresso da mamata’

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Quaest na sexta-feira (4), o paraibano foi citado em 8% das menções relacionadas à polêmica
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Com a escalada do atrito entre o governo federal e o Congresso Nacional, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, passou a ser o principal alvo de críticas nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Quaest na sexta-feira (4), o paraibano foi citado em 8% das menções relacionadas à polêmica.

O levantamento da Quaest analisou 4,4 milhões de menções nas redes sociais entre 24 de junho a 4 de julho de 2025 em plataformas como: X, Instagram, Facebook e YouTube. Na pesquisa, Hugo Motta foi apelidado de “Congresso da Mamata”. O termo viralizou e, agora, faz parte dos tópicos mais comentados.

O desgaste entre os poderes começou a repercutir após 22 de maio, quando o governo federal publicou um decreto para a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações e investimentos antes isentos, que foi derrubado pelo Congresso.

Desde o atrito entre o Executivo e o Legislativo, cerca de 61% de menções negativas nas redes sociais foram feitas ao Congresso. Para o governo foram computadas 11%.

Mutirão do Agora Tem Especialistas permite 10,3 mil atendimentos de saúde

Ação simultânea em 45 hospitais universitários federais neste sábado (5) teve participação de ministros e autoridades. Novas mobilizações vão ocorrer em setembro e dezembro
Agência Gov | Via Secom
Grax Medina/MS
Procedimento cirúrgico no Hospital Universitário em Santa Maria (RS), um dos 45 envolvidos no mutirão em todo país
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), promoveu o Dia E – Ebserh em Ação. O mutirão do programa Agora Tem Especialistas neste sábado (5/7), teve como objetivo ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde. A ação simultânea permitiu 1.088 cirurgias, 7.902 exames ou procedimentos e 1.342 consultas em 45 Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) de 24 Unidades da Federação.

Via rede social, o presidente Lula destacou a união dos 45 hospitais universitários em torno do mutirão. Na quarta-feira (2/7), Lula anunciou a iniciativa durante entrevista concedida em Salvador, na Bahia.

Os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Anielle Franco (Igualdade Racial), a primeira-dama Janja Lula da Silva, e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, participaram do mutirão no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro. No estado, a ação contou com 169 atendimentos, sendo 87 cirurgias e 82 exames.

Eles visitaram também a maternidade Paulino Werneck e anunciaram que o Governo Federal vai ofertar no Sistema Único de Saúde (SUS) o implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, conhecido como Implanon, para prevenir gestações não planejadas. O novo método é considerado vantajoso em relação aos já existentes por sua longa duração — age no organismo por até três anos — e alta eficácia.

Nunca tivemos algo tão diverso, abrangente e com tanta capilaridade”, disse Alexandre Padilha sobre o mutirão
“O envolvimento dos hospitais universitários federais é decisivo para garantir a formação de novos especialistas e a ampliação da capacidade de atendimento à população”, destacou. Leia mais na agenciagov

Paris reabre o Rio Sena para banho após mais de um século

Divulgação / Alô Alô Bahia
Depois de 102 anos de proibição, os parisienses voltaram a mergulhar no icônico Rio Sena. A partir deste sábado (5), a cidade-luz permite novamente a prática da natação em trechos selecionados do rio, em uma iniciativa que marca não apenas um feito histórico, mas também um avanço ambiental de olho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A reabertura acontece em três pontos específicos ao longo das margens do Sena — dois deles nas proximidades da Torre Eiffel e um ao redor da charmosa Île de Saint-Louis, pequena ilha localizada próxima à Catedral de Notre-Dame. A temporada de banhos vai até 31 de agosto, durante o verão europeu.

Para garantir a segurança dos banhistas, a prefeitura de Paris construiu deques, designou salva-vidas e instalou um sistema de bandeiras — verde para áreas liberadas e vermelha para locais onde o banho permanece proibido.

O retorno dos mergulhos ao Sena é resultado de um extenso trabalho de despoluição e reestruturação urbana. Foram realizados investimentos em estações de tratamento, reservatórios de água da chuva e a conexão de milhares de residências à rede de esgoto.

“Estamos especialmente felizes por termos provado que os céticos estavam errados”, comemorou Pierre Rabadan, vice-prefeito de Paris responsável pelo Sena. “Conseguimos cumprir um compromisso ousado em tempo recorde — e os Jogos Olímpicos nos ajudaram a acelerar esse processo.”

Durante os Jogos, o Sena será palco de provas aquáticas, como o triatlo e a maratona aquática. Apesar de algumas críticas anteriores à qualidade da água, a liberação oficial para banhistas reforça a confiança da cidade no sucesso do projeto.

Andrea Beltrão revela por que evita redes sociais e fala sobre fé no "Conversa com Bial"

Foto: Reprodução
Enquanto as redes sociais são parte essencial da vida de muitas pessoas, para Andrea Beltrão elas passam longe da rotina. A atriz revelou, em entrevista ao programa Conversa com Bial, exibido na última sexta-feira (04/07), que evita o mundo virtual e que seu único perfil é administrado pela filha, Rosa. As informações são doIgGente.

A revelação veio após o apresentador Pedro Bial perguntar se Andrea já havia sofrido ataques virtuais por não acreditar em Deus. “Acho bacana ter fé, é bonito. Mas eu não vim com essa graça. Acredito mais no que o Pepe Mujica diz: que quando a gente morre, vira um silêncio mineral. Que coisa linda”, disse a atriz.

Ela explicou que não sabe o que as pessoas falam sobre ela na internet — e prefere que continue assim. “Ninguém nunca me chateou. Nem sei o que falam de mim, não tenho a menor ideia, ainda bem. Já basta o que penso a meu respeito, que não é nada bom”, comentou com humor.

Andrea também celebrou o sucesso da amiga Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. Fernanda foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação no longa.

“Fiquei muito feliz da minha amiga ser a melhor atriz da coisa toda, né? E tirei muita casquinha. Ganhei muito abraço, muito beijinho, muitos parabéns. Eu falava: ‘Olha, mas não fui eu’. ‘Ah, não interessa!’ Então foi muito legal”, concluiu.

Rei do Ovo construiu fortuna com 132 milhões em financiamentos públicos

O bilionário hoje critica o Bolsa-Família, mas usou dinheiro do BNDES para crescer
Brasília – DF – O empresário Ricardo Faria, conhecido como Rei do Ovo, construiu seu império com o apoio de R$ 132 milhões em financiamentos do BNDES entre 2007 e 2024. O bilionário obteve ao menos 71 empréstimos e se tornou dono da maior produtora de ovos do Brasil. Apesar disso, ele fez críticas ao Bolsa Família, dizendo que os pobres estão “viciados” no programa.  Fonte: Metrópoles

O Rei do Ovo enfrentou uma onda de críticas após a declaração feita em entrevista. Ele afirmou que o Bolsa Família prende as pessoas no programa e dificulta a contratação de trabalhadores. Faria costuma se apresentar como exemplo de empreendedorismo mas raramente cita o apoio que recebeu do Estado para expandir seus negócios.

O empresário é dono da Granja Faria, da Terrus SA e fundou a Lavebras Gestão de Têxteis, vendida por R$ 1,3 bilhão em 2017. Somente a Granja Faria conseguiu R$ 54,5 milhões em financiamentos públicos. A Terrus, criada em 2021, captou mais R$ 66 milhões. Já a Lavebras obteve R$ 11 milhões antes da venda.

Em nota, Faria minimizou o uso de recursos públicos e afirmou que os empréstimos do BNDES representam menos de 1% do capital total das empresas. Segundo ele, os créditos foram quitados e a maior parte do dinheiro usado na expansão veio do setor privado. O empresário disse reconhecer a importância do BNDES no apoio ao desenvolvimento nacional. (O empresário foi empreendedor desde criança)

Presidente dos Correios espera reunião com Lula para oficializar saída

Fabiano Silva entregou carta de demissão no Palácio do Planalto; estatal enfrenta rombo bilionário e pressão política
Murilo Fagundes, Marcia Lorenzatto - SBT
O presidente dos Correios, Fabiano Silva, entregou uma carta de demissão no Palácio do Planalto endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está no Rio de Janeiro participando do encontro do Brics.

A saída ainda não foi oficializada e depende de uma reunião com o chefe do Executivo, prevista para ocorrer entre quarta e quinta-feira, em Brasília.

Fabiano Silva foi indicado diretamente por Lula, mas os Correios são vinculados ao Ministério das Comunicações, atualmente comandado por Frederico Siqueira Filho, do União Brasil. O ministério é responsável pela supervisão da estatal, incluindo o acompanhamento das diretrizes operacionais.

Dentro do próprio União Brasil, há interesse no comando da empresa, incluindo lideranças como o senador Davi Alcolumbre (UB-AP), que tem participado de articulações políticas envolvendo cargos de estatais. O cargo também é alvo de negociação política entre outros partidos da base aliada do governo.

Em relação ao desempenho financeiro, os Correios registraram o maior déficit entre todas as estatais federais no primeiro trimestre de 2025. Foram R$ 1,7 bilhão de prejuízo acumulado nos três primeiros meses do ano. No acumulado do ano de 2024, o prejuízo subiu ainda mais e chegou a R$ 2,6 bilhões, segundo balanço publicado no Diário Oficial da União.

Aposentados: Ressarcimento do dinheiro desviado do INSS começa dia 24, confirma ministro

Rinaldo de Oliveira
Notícia boa para aposentados: o ressarcimento do dinheiro desviado do INSS começa dia 24, disse o ministro Previdência Social, Wolney Queiroz
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, confirmou nesta quinta-feira (3) que o ressarcimento dos aposentados, sobre o dinheiro desviado do INSS, começa a partir do dia 24 deste mês.

A informação foi dada durante entrevista ao programa Voz do Brasil, da EBC, Empresa Brasil de Comunicação. Segundo o ministro, 2,1 milhões de aposentados e pensionistas já estão aptos a receber o ressarcimento pelos descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O ministro também comentou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que homologou o acordo para realização dos pagamentos. Ele explicou que o acordo foi necessário para dar rapidez ao processo de devolução dos recursos e evitar questionamentos jurídicos.

O pagamento
Com a homologação do acordo pelo STF, os pagamentos devem começar a 24 de julho e serão feitos de 15 em 15 dias, a partir da data inicial.

Cada lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários. Aposentados e pensionistas receberão valores na folha de pagamento.

Os valores serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador da inflação.

Como aderir ao acordo
Wolney Queiroz disse que o governo federal deve editar uma medida provisória para viabilizar os pagamentos.

Para aderir ao acordo, quem foi lesado pelas associações envolvidas no esquema deverá contestar administrativamente o desconto, ou seja, entrar em contato diretamente com o INSS, por meio dos canais de atendimento do órgão.

Isso pode ser feito pelo aplicativo oficial, pelo telefone 135 ou presencialmente nas agências dos Correios.

A adesão será voluntária.
Em contrapartida, quem entrou na Justiça para receber o ressarcimento deverá desistir da ação contra o INSS, que se compromete a pagar 5% de honorários advocatícios nas ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.

Fora do arcabouço fiscal
O acordo enviado para chancela do STF foi fechado entre a a Advocacia-Geral da União (AGU), o INSS, o Ministério da Previdência Social, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF). Todos os órgãos participaram de uma conciliação aberta por Dias Toffoli.

Real Madrid bate o Borussia e vai encarar o PSG na semi do Mundial de Clubes

Com um gol de Mbappé e defesa milagrosa de Courtois, Madrid avança para enfrentar o PSG na semifinal do Mundial de Clubes
Por Redação Galáticos Online
Em um final de jogo completamente insano, o Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por 3 a 2, neste sábado (05/7) e avançou para a semifinal do Mundial de Clubes. A equipe espanhola chegou a abrir 2 a 0 e tiveram o controle da partida até os 45 minutos do segundo tempo. Nos acréscimos da etapa final, os alemães buscaram um gol para colocar fogo no duelo. Mbappé respondeu com um golaço de voleio e parecia ter resolvido a situação, mas um pênalti colocou os Aurinegros de volta na disputa. Courtois fez um milagre no último lance para garantir a classificação.

Com o resultado, o Real Madrid agora encara o Paris Saint-Germain, na semifinal do Mundial de Clubes. A partida está marcada para acontecer na próxima quarta-feira (09/7), às 16h. Por outro lado, o Borussia Dortmund entra de férias, voltando a campo apenas no dia 30 em amistoso contra o Sportfreunde Siegen.

Entre quem conhece IA, 56% temem perder o emprego com avanço da tecnologia

Pesquisadores apontam que a IA tende mais a transformar do que eliminar profissões
Foto: Freepik
Por: Metro1 
Segundo pesquisa Datafolha realizada em junho, 86% dos brasileiros já ouviram falar em inteligência artificial (IA), com destaque para a IA generativa, como o ChatGPT e o Google Gemini. Apesar da popularização, 56% dos que conhecem a tecnologia temem que ela substitua sua área de atuação. O receio é maior entre os menos escolarizados, chega a 61% entre os que cursaram o ensino fundamental, enquanto entre os que têm ensino superior cai para 48%.

Pesquisadores apontam que a IA tende mais a transformar do que eliminar profissões. O professor Rafael Grohmann, da Universidade de Toronto, destaca a "heteromação", em que parte do trabalho é automatizada e outra permanece com humanos, como já ocorre na arte, na logística e em outras áreas. Luís Guedes, da FIA Business School, afirma que haverá uma reestruturação, com surgimento de novas carreiras e valorização de habilidades humanas como criatividade, empatia e análise de dados.

Apesar do conhecimento alto sobre IA, 55% dos brasileiros nunca usaram essas ferramentas, especialmente os mais velhos e os com menor escolaridade. Apenas 36% acreditam que os benefícios superarão os prejuízos. Especialistas alertam para a necessidade urgente de requalificação da força de trabalho e ressaltam que o acesso desigual à tecnologia pode agravar as desigualdades sociais.

Menino de 4 anos morre após ataque de pitbull

Ela alegou à polícia que não tinha com quem deixar os filhos
por Reizimare Lordelo * fortenanoticia
Foto: Reprodução
Um menino de 4 anos morreu na quarta-feira (2) após ser atacado por um cachorro da raça pitbull, na cidade de Itumbiara, no sul de Goiás. Segundo a Polícia Militar, o animal havia sido adotado pela família há cerca de um mês.

No momento do ataque, a criança estava sozinha em casa com os irmãos, enquanto a mãe havia saído para trabalhar. Ela alegou à polícia que não tinha com quem deixar os filhos.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O delegado Ricardo Cheurie informou que a mãe será autuada por abandono de incapaz com resultado morte, crime cuja pena varia de 4 a 12 anos de prisão. Testemunhas também foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.

A tragédia reacende o debate sobre a adoção de cães de grande porte em ambientes com crianças e sobre a responsabilidade dos tutores em garantir a segurança dos menores.

sábado, 5 de julho de 2025

Rafa Kalimann é condenada a pagar R$ 190 mil de multa por comer cachorro-quente de concorrente

Foto: Instagram
A influenciadora digital, ex-BBB e atriz Rafa Kalimann foi condenada a pagar uma multa de R$ 190 mil à BRF, dona da Perdigão, pela quebra de contrato de exclusividade durante uma ação feita por ela no Carnaval.

De acordo com o portal LeoDias, a marca Perdigão entrou com uma ação contra Kalimann após ela aparecer comendo um cachorro-quente da Seara em um camarote no Carnaval.

Segundo a publicação, a Justiça entendeu que houve quebra do contrato por parte de Kalimann após a influenciadora posar com um produto de outra marca. Na ocasião, a ex-BBB fez uma publicidade no Natal, no entanto, o acordo com a marca valia até março.

Rafa Kalimann chegou a tentar reverter a ação e diminuir a multa para R$ 38 mil, mas a empresa conseguiu dar a volta em segunda instância, conseguindo com que a ex-BBB pagasse a multa cheia de R$ 190 mil.

A defesa da ex-BBB afirma que a decisão não representa um desfecho definitivo e que eles irão recorrer.

"É importante esclarecer que, até o momento, a BRF não venceu em nenhuma instância. O valor de R$ 564 mil, que a empresa pediu, foi rejeitado duas vezes pela Justiça de São Paulo (tanto na 1ª quanto na 2ª instância). O processo ainda está em andamento e a decisão atual não é definitiva, pois cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

O que aconteceu recentemente foi apenas um aumento no valor da indenização, que passou de R$ 38 mil para R$ 190 mil, valor muito menor do que o pedido exagerado de R$ 564 mil feito pela BRF.

A defesa de Rafa Kalimann já recorreu dessa decisão e segue confiante na reversão do resultado, com a reafirmação do valor que já havia sido definido anteriormente.”