> TABOCAS NOTICIAS : Paraná confirma sétima morte após passagem de tornados

.

.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Paraná confirma sétima morte após passagem de tornados

Fenômenos atingiram seis cidades do Paraná e de Santa Catarina; Rio Bonito do Iguaçu teve ventos acima de 300 km/h e 90% da área urbana destruída
Foto: Ari Dias/AEN
A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta terça-feira (11), a sétima morte relacionada à passagem de três tornados que atingiram o estado na última sexta-feira (8). A vítima, um homem de 70 anos, morreu no sábado (9), na Unidade de Saúde Central de Rio Bonito do Iguaçu, em decorrência de insuficiência cardíaca aguda.  Por: Metro1

De acordo com os governos do Paraná e de Santa Catarina, seis tornados se formaram a partir das mesmas condições atmosféricas e atingiram, quase simultaneamente, ao menos seis cidades: Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, no Paraná, e Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina.

Os maiores danos foram registrados em Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, a 400 quilômetros de Curitiba. Das sete mortes confirmadas, seis ocorreram na cidade, onde ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h destruíram cerca de 90% da área urbana.

A sétima vítima morreu em Guarapuava, outra das cidades atingidas. Segundo a Secretaria de Saúde, 20 pessoas seguem internadas, sendo 11 em Guarapuava, seis em Laranjeiras do Sul e três em Cascavel. Ao todo, 835 atendimentos já foram realizados a vítimas dos tornados, com a mobilização de mais de 400 profissionais entre socorristas, equipes hospitalares, técnicos e voluntários.

O governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e homologou situação de emergência em outras 32 cidades afetadas por eventos climáticos nas últimas duas semanas, entre elas, Astorga, Marialva, Santa Helena e Roncador. Antes dos tornados, o estado já vinha sendo impactado por temporais, vendavais, enxurradas e granizo, o que agravou o cenário de destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário