Trump afirma que está próximo de um acordo comercial com a China
Foto: picture-alliance/dpa
“Os produtores de soja do nosso país estão sendo prejudicados porque a China, por razões de ‘negociação’, não está comprando. Ganhamos tanto dinheiro com tarifas, que vamos pegar uma pequena parte desse dinheiro e ajudar nossos produtores. Nunca vou deixar nossos agricultores na mão”, escreveu Trump.
Ele ainda responsabilizou o ex-presidente Joe Biden por descumprir um acordo comercial prévio com a China, que previa bilhões de dólares em compras agrícolas, com destaque para a soja. Trump aproveitou para reforçar que irá se reunir com o presidente chinês Xi Jinping em aproximadamente quatro semanas, e que esse será “um dos principais tópicos da reunião”.
No contexto dessa crise, a China reduziu drasticamente a importação de soja dos EUA como retaliação às tarifas americanas impostas sobre produtos chineses. Em 2024, Pequim comprou mais de US$ 12 bilhões em soja americana; em setembro de 2025, essas compras foram zeradas. A retomada do comércio está condicionada ao fim das chamadas “taxas irracionais”. Enquanto isso, Argentina e Brasil têm aumentado suas exportações de soja à China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário