Monique de Carvalho - SNB
Lançada a supermadeira, que é mais forte e mais leve que o aço. Ela já está a venda nos EUA e será distribuída em todo mundo. Entenda.
- Foto: divulgação

O projeto nasceu após mais de uma década de estudos sobre a estrutura da madeira e como reforçá-la sem perder as propriedades naturais. A ideia surgiu no Centro de Inovação de Materiais da Universidade de Maryland, onde o pesquisador Liangbing Hu, da empresa InventWood, buscava transformar um dos materiais mais antigos do mundo em algo tecnologicamente avançado.
Hoje, como professor da Universidade de Yale, ele conta que o produto final é tão forte que pode competir com metais e ligas estruturais usadas na engenharia. Além da alta resistência, a Superwood é mais leve e gera até 90% menos emissões de carbono na produção do que o aço, tornando-se uma alternativa mais ecológica para a construção civil e a indústria.
Como a “supermadeira” foi criada
A criação da Superwood começou com um processo químico que modifica a celulose, o principal componente das fibras vegetais e um dos biopolímeros mais abundantes da Terra. A madeira é fervida em uma mistura de água e produtos químicos, o que remove parte da lignina, substância que dá cor e rigidez natural ao material. Mais no onoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário