> TABOCAS NOTICIAS : Calor extremo no trabalho exige ação imediata, alertam especialistas

.

.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Calor extremo no trabalho exige ação imediata, alertam especialistas

Seminário Pré-COP30 discute impactos das mudanças climáticas na saúde e segurança dos trabalhadores e defende adaptação dos ambientes laborais e políticas de proteção social.
Agência Gov | via COP 30
Divulgação
Debate organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego discute mudanças climáticas e os trabalhadores

O impacto das mudanças climáticas na saúde e na segurança dos trabalhadores foi o tema central do painel “Proteção Social, Estresse Térmico e Saúde e Segurança do Trabalho”, realizado nesta quarta-feira (8), durante o Seminário Pré-COP 30: Promovendo Trabalho Decente e Transição Justa, em Brasília.

Promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o evento reuniu representantes do governo, do setor produtivo, trabalhadores e especialistas para debater medidas concretas de enfrentamento aos riscos do calor extremo e estratégias de fortalecimento da proteção social no contexto da transição climática.

Na abertura, Alexandre Furtado Scarpelli Ferreira, diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE e moderador do painel, ressaltou que o tema vai além da esfera técnica, pois impacta diretamente a vida de milhões de trabalhadores e trabalhadoras. “Estamos falando de pessoas”, afirmou.

Ele destacou que é no trabalho que se constroem trajetórias e experiências, defendendo que a proteção social funcione como uma “rede viva”, capaz de acolher, garantir direitos e preservar a dignidade frente aos novos riscos impostos pelas mudanças climáticas.

Com base na apresentação de Daniel Bittencourt, pesquisador da Fundacentro e coordenador do Programa de Mudança Climática e Segurança e Saúde no Trabalho, o painel destacou que o estresse térmico se configura hoje como um dos maiores desafios impostos pelas mudanças climáticas ao mundo do trabalho. Mais na agenciagov

Nenhum comentário:

Postar um comentário