> TABOCAS NOTICIAS : Meta bane 6,8 milhões de contas usadas em golpes no WhatsApp

.

.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Meta bane 6,8 milhões de contas usadas em golpes no WhatsApp

WhatsApp bane 6,8 milhões de contas ligadas a golpes: "Exploram ansiedade econômica"
Empresa diz que criminosos têm usado múltiplas plataforma
Lucione Nazareth/VGN
depositphotos.com / AlexRuhl
O WhatsApp anunciou o banimento de mais de 6,8 milhões de contas associadas a centrais criminosas que aplicavam golpes pela internet. A medida faz parte de uma série de ações da empresa para combater fraudes e proteger usuários em todo o mundo. As contas foram bloqueadas nos primeiros seis meses deste ano, antes mesmo de serem usadas ativamente pelos golpistas.

Segundo a plataforma, os criminosos operam de forma coordenada e usam diversas ferramentas digitais para dificultar a detecção, migrando entre aplicativos como SMS, Telegram, TikTok, criptomoedas e até o ChatGPT, com o objetivo de enganar usuários por meio de esquemas como pirâmides financeiras, falsos investimentos e promessas de dinheiro fácil.

Em uma operação recente, o WhatsApp, a Meta e a OpenAI detectaram uma campanha de golpes originada no Camboja. Os golpistas usavam o ChatGPT para criar mensagens atrativas com links para o WhatsApp, levavam as vítimas ao Telegram e, em seguida, pediam que elas curtissem vídeos no TikTok. Como parte do golpe, os criminosos simulavam lucros gerados e, depois, exigiam depósitos em criptomoedas para liberar os supostos rendimentos.

Novas ferramentas de segurança
Como parte das ações preventivas, o WhatsApp está lançando novas ferramentas para dificultar a atuação dos golpistas:

Resumo de segurança em grupos: agora, quando uma pessoa que não está nos seus contatos adiciona você a um grupo, o WhatsApp mostrará um resumo com informações sobre o grupo, permitindo sair sem precisar visualizar a conversa. As notificações também ficarão silenciadas por padrão.

Alertas em mensagens individuais: a empresa está testando recursos que mostram mais informações sobre contatos desconhecidos, incentivando os usuários a fazerem uma pausa antes de interagir com possíveis golpistas. Leia mais no vgnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário