> TABOCAS NOTICIAS : Leishmaniose: Fiocruz desenvolve composto 170 vezes mais potente no tratamento

.

.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Leishmaniose: Fiocruz desenvolve composto 170 vezes mais potente no tratamento

Monique de Carvalho - SNB
A Fiocruz e parceiros estrangeiros conseguiram um feito histórico no tratamento contra leishmaniose, doença que pode ser mortal e não tem novos remédios a décadas
- Foto: Pixabay
Pesquisadores brasileiros da Fiocruz e estrangeiros deram um passo gigante na luta contra a leishmaniose, uma das doenças mais negligenciadas do mundo. Em parceria com universidades do Brasil, França e Canadá, o grupo desenvolveu um novo composto químico que pode transformar o tratamento da enfermidade que atinge, sobretudo, pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nos testes em laboratório, o composto — batizado de SbVT4MPP — mostrou-se 170 vezes mais potente que os medicamentos usados atualmente, atacando diferentes espécies do parasita Leishmania, inclusive aquelas resistentes aos tratamentos convencionais. Os cientistas acreditam que essa descoberta pode abrir novas portas na busca por terapias mais eficazes e menos tóxicas para os pacientes.

Os resultados foram publicados na revista científica Biomedicine & Pharmacotherapy, reforçando a importância da ciência colaborativa no enfrentamento de doenças negligenciadas.

O que é a leishmaniose
A leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito-palha e pode se manifestar em duas formas principais: tegumentar, que causa feridas na pele e mucosas, e visceral, que atinge órgãos internos, como fígado e baço, e pode ser fatal se não tratada. Mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário