Moradora do Japomirim perde mais de R$ 20 mil em golpe do falso advogado
Crédito: Unsplash

Os golpistas usaram como isca para a vítima a falsa informação de que ela teria ganhado uma causa na justiça e estaria para receber um valor de indenização da ordem de R$ 16.700,00. De fato, ela tem uma ação na justiça contra uma empresa, o que surpreendentemente já era do conhecimento dos bandidos. Eles se apresentaram de forma convincente, fazendo inclusive vídeo chamada.

Prints da conversa com os golpistas
Os meliantes chegaram a ficar conversando com a vítima por cerca de três horas, durante as quais enviaram vários códigos de barra alegando que seria procedimento de praxe para que ela pudesse receber sua indenização sem, supostamente, precisar pagar impostos. Eram na realidade links maliciosos que dariam acesso ao celular dela.
No processo do golpe, os criminosos conseguiram ainda que a vítima autorizasse inconscientemente a contratação de empréstimos bancários e até chegaram a invadir a conta da mãe da vítima (movimentada por ela) através de um sistema de espelhamento do celular. Assim conseguiram tomar todo o dinheiro que ela tinha para o sustento da sua família.
Muito abalada, a vítima registrou queixa policial e agora luta junto aos bancos para tentar reaver a quantia desviada, além de cancelar os empréstimos.
No mesmo dia outras três vítimas procuraram o Complexo Policial de Ipiaú para registrar ocorrências com relação ao mesmo tipo de crime.
Em tempo, fica o alerta para que transações bancárias, ou quaisquer outras que envolvam quantias financeiras, jamais sejam feitas de forma não presencial, especialmente com o grau de sofisticação com que os golpistas tem agido recentemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário