Trump cortou ajuda no combate ao crime organizado e desmobilizou medidas contra lavagem de dinheiro
Gage Skidmore/Creative Commons

A administração Trump acabou com a assistência externa prestada a outros países pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e pretende cortar financiamento de mais programas do tipo. Conforme a ONG de jornalismo InSight Crime, as medidas podem fortalecer o crime organizado em diversos países.
Isso porque tais iniciativas sempre ajudaram a melhorar condições que levavam as pessoas ao crime organizado — ou mesmo incentivavam sua migração para os EUA, algo que Trump vem tentando impedir.
Embora frequentemente diga que uma das prioridades de seu governo é combater grupos criminosos mexicanos, o presidente americano aboliu programas que davam apoio à segurança pública do México.
A Usaid, por exemplo, bancava assistência técnica forense para as forças de segurança de cinco estados mexicanos com os maiores números de cemitérios clandestinos. A ideia era ajudar a identificar pessoas desaparecidas, inclusive cidadãos americanos.
Muitos investimentos americanos eram voltados à ajuda humanitária emergencial para comunidades haitianas afetadas pelo aumento da violência praticada por gangues. O Haiti recebeu mais de US$ 466 milhões dos EUA em 2024 — 89% veio da Usaid. Leia tudo no conjur
Nenhum comentário:
Postar um comentário