> TABOCAS NOTICIAS : Proteína pode diminuir tumor de câncer colorretal em 77%

.

.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Proteína pode diminuir tumor de câncer colorretal em 77%

Foto: Pixabay.
Depois de mais de uma década de estudos, uma equipe de cientistas da renomada Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, revelou uma descoberta promissora. O grupo identificou que uma proteína pode diminuir o crescimento do câncer em até 77% em casos de tumores colorrretais. Um dos mais comuns e letais do mundo, doença que matou a cantora Preta Gil neste domingo.

O avanço, publicado na revista científica Cell Chemical Biology em junho de 2025, mostra como um novo medicamento é capaz de interferir diretamente no processo de produção de proteínas nas células cancerígenas. Atingindo tumores com mutações genéticas específicas. Com apoio dos Institutos Nacionais de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, os pesquisadores conseguiram resultados animadores em modelos animais e tumores derivados de pacientes.

A responsável pela pesquisa, Dra. Marikki Laiho, professora de oncologia em Johns Hopkins, disse que a descoberta é resultado de um trabalho iniciado em 2014. E pode abrir portas para terapias mais eficazes e personalizadas, especialmente para cânceres com alta taxa de mutação e difícil resposta a tratamentos convencionais.

Produção de proteínas
A pesquisa foca em uma enzima chamada RNA Polimerase 1 (ou Pol 1), essencial para a produção de proteínas pelas células. Ao inibir essa enzima com compostos como o BMH-21 e o novo BOB-42, os cientistas provocaram uma espécie de estresse nas células tumorais. O que alterou o modo como elas produzem proteínas e, consequentemente, inibiu o crescimento do tumor. Leia tudo no npexpresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário