Projeto contempla pacientes asmáticos com quadro não controlado e idades entre 6 e 65 anos; unidades qualificadas para cadastro estão localizadas no Recife
Via LeiaJá

O Projeto CuidAR, uma parceria do Hospital Moinhos de Vento, instituição gaúcha, com o Ministério da Saúde, abriu um chamado a pacientes asmáticos de 13 estados brasileiros para que participem de um novo estudo nacional que tem o objetivo de reduzir as internações por asma no Brasil. O estudo incluirá 960 participantes com asma não controlada e que terão acompanhamento clínico e acesso a exames, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Pernambuco está entre os estados contemplados.
A iniciativa prevê o acompanhamento dos pacientes pelo período de 12 meses. Esse atendimento deverá acontecer em Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas cinco regiões do país, permitindo acesso a exames de maior complexidade, como o medidor de pico de fluxo expiratório (PFE) e a espirometria.
O Ministério da Saúde tem interesse em expandir o projeto, mas é preciso a adesão dos pacientes para que a iniciativa conclua as etapas com êxito. No Brasil, a asma é a terceira maior causa de hospitalização ou morbidade hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Acreditamos que o CuidAR representa um avanço significativo na forma como lidamos com a asma no Brasil. Ao capacitar nossos profissionais e envolver os pacientes ativamente neste processo, buscamos melhorar o tempo de resposta e qualidade no atendimento e mitigar os impactos da doença para todos”, afirma Ana Paula Tussi, supervisora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Moinhos de Vento e Liderança Operacional do Projeto.
O estudo desenvolvido pelo projeto CuidAR deve avaliar a efetividade de um curso de educação a distância (EAD), que tem como objetivo qualificar as equipes multidisciplinares de Atenção Primária à Saúde (APS) no diagnóstico e manejo da asma. Para isso, as equipes de APS participantes acompanharão os pacientes voluntários por um ano e o estudo deve avaliar os impactos nos indicadores da doença neste período.
O recrutamento aberto para os pacientes com diagnóstico de asma não controlada faz parte da meta de expansão do projeto, que além de Pernambuco chega a mais 12 estados: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Atualmente, o CuidAR envolve mais de 100 profissionais e 257 voluntários na pesquisa.
Quem pode participar?
Pessoas com idades entre 6 e 65 anos e com histórico de asma não controlada. Em Pernambuco, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) + Upinha Alto do Pascoal, no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife; ou a USF Bernard Van Leer, em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário