
Foto: Divulgação
A Bahia vai receber um investimento de R$ 615,4 milhões do Governo Federal para ampliar e qualificar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos fazem parte do Novo PAC Seleções 2, que prevê R$ 6 bilhões em ações voltadas à saúde pública em todo o país.
Com o valor destinado ao estado, serão realizadas 2.074 ações, entre obras, aquisição de veículos e fornecimento de equipamentos. Estão previstas a construção de 114 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a entrega de 1.030 combos de equipamentos para estruturar unidades já existentes, além de 726 kits de teleconsulta, que vão viabilizar atendimentos a distância em áreas com difícil acesso.
A Bahia também será contemplada com 32 unidades odontológicas móveis, que reforçarão o atendimento em comunidades onde não há estrutura fixa para esse tipo de serviço.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que o investimento representa um avanço histórico. “Quando o presidente Lula lançou o Agora Tem Especialistas, ele disse que esse programa era o sonho da vida dele. E é esse sonho que está virando realidade. É um mutirão nacional de dignidade, que está colocando fim às filas que por anos condenaram o povo a esperar por atendimento”, declarou.
O Novo PAC Saúde tem como foco a reestruturação da rede pública, com prioridade para a Atenção Primária, que atua na prevenção e no atendimento inicial à população. O fortalecimento desse nível de cuidado deve ajudar a reduzir a pressão sobre os serviços especializados.
No total, o programa prevê, em todo o Brasil:
Construção de 800 novas UBSs
Implantação de 7 mil salas de teleconsulta
Equipamentos para 10 mil UBSs
Aquisição de 400 unidades odontológicas móveis
Criação de 46 policlínicas
Implantação de 130 Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
Distribuição de 1.533 novas ambulâncias do SAMU
Nenhum comentário:
Postar um comentário