> TABOCAS NOTICIAS : Estudantes do CETEP Médio Rio das Contas desenvolvem chocolate funcional para auxiliar no controle de diabetes

.

.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Estudantes do CETEP Médio Rio das Contas desenvolvem chocolate funcional para auxiliar no controle de diabetes

Estudantes que desenvolvem o projeto
Os estudantes Adígena Pires, Elias Dantas, Lívia Bispo e Antony Dominik, dos cursos técnicos de Biotecnologia (2º ano) e Agroindústria(3º ano) do CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú, desenvolveram um chocolate funcional voltado para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2. Intitulado ChocoMed, o projeto conta com a orientação do Prof. Dr. Lucas da Conceição Santos e da Profa. Ma. Rosilma Rodrigues. Por Giro Ipiaú

A proposta surgiu com o objetivo de criar um alimento saudável, acessível e com potencial funcional. O ChocoMed é produzido com chocolate e enriquecido com ingredientes naturais como melão de São Caetano e sementes de abóbora, todos reconhecidos por seus efeitos benéficos à saúde, especialmente no controle da glicemia. No seguimento da pesquisa, o grupo ainda investiga outros ingredientes potenciais para acréscimo ao produto final.
Foto: Divulgação
A diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência à insulina ou pela produção insuficiente desse hormônio, o que resulta no aumento dos níveis de açúcar no sangue. Ela está frequentemente relacionada a fatores como má alimentação, sedentarismo e predisposição genética. Embora não tenha cura, a condição pode ser controlada com uma alimentação adequada, prática de exercícios e, em alguns casos, medicação.

O projeto ChocoMed se destacou pela sua proposta inovadora e conquistou a aprovação em um dos maiores eventos para Jovens Cientistas região, um importante encontro que reúne estudantes de todo o território para apresentar e compartilhar seus projetos científicos. A participação no evento reforça a relevância da pesquisa desenvolvida pelos alunos e valoriza o papel da ciência no cotidiano e na promoção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário